Estética dental e autoestima: equilíbrio entre saúde e felicidade

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando a saúde bucal está comprometida, não são apenas os dentes ou as funções da fala e da mastigação que ficam prejudicados. A autoestima das pessoas fica abalada, prejudicando a qualidade dos seus relacionamentos sociais.

Por essa razão, a estética dental é fundamental tanto para a saúde física quanto para o equilíbrio emocional de pacientes de todas as idades.

Conheça, neste artigo, os procedimentos realizados pelos dentistas para recuperar o sorriso e o bem-estar.

Importância da estética dental para a saúde

Exibir um sorriso belo e harmônico é o sonho de muitas pessoas, que sofrem as consequências físicas e emocionais causadas por disfunções como o desalinhamento da arcada dentária, a mordida cruzada ou a perda dos dentes.

Dessa forma, os tratamentos de estética dental têm como objetivo não apenas corrigir os problemas de saúde bucal, mas recuperar a autoestima dos pacientes, proporcionando mais confiança na imagem pessoal e mais felicidade.

Para que isso seja possível, o dentista faz uma avaliação ampla e detalhada do histórico do paciente e da sua condição de saúde bucal, para iniciar o tratamento mais adequado.

A seguir, você saberá um pouco mais sobre 3 procedimentos de estética dental capazes de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

Realização de implante dentário

A perda dos dentes é uma condição extrema, que prejudica a saúde bucal de várias maneiras e compromete profundamente a estética dental, trazendo constrangimento para as pessoas e prejudicando a sua qualidade de vida.

O implante dentário é o tratamento destinado a corrigir a perda dentária. Nele, o cirurgião dentista faz a fixação de um pino de titânio sobre a estrutura óssea abaixo da gengiva, no qual é colocada a prótese dentária.

Para garantir o sucesso da intervenção, o paciente deve seguir todos os cuidados durante o pós-operatório e fazer o acompanhamento regular no consultório odontológico para limpeza da prótese.

Além do implante dentário, existe outro procedimento de estética dental muito importante para promover a harmonia do sorriso e reforçar a autoestima de pacientes de todas as idades. Trata-se do uso de aparelho ortodôntico.

Uso de aparelho ortodôntico

A ortodontia é a especialidade da odontologia destinada ao cuidado com o alinhamento dos dentes, o que faz dela uma parte essencial da estética dental.

O uso de aparelho ortodôntico é recomendado para corrigir o posicionamento da arcada dentária e dos ossos maxilares, tanto trazendo mais beleza para o sorriso dos pacientes quanto melhorando a sua respiração, fala e mastigação.

É importante lembrar que quem usa aparelho deve redobrar os cuidados diários com a limpeza dos dentes e não pode faltar às consultas para manutenção, pois são nelas que o ortodontista avalia os resultados do tratamento e faz os ajustes necessários.

O terceiro e último procedimento de estética dental sobre o qual falaremos também envolve a visita ao consultório odontológico e o compromisso com os cuidados em casa.

Clareamento dental

O clareamento dental é um procedimento de estética muito procurado na atualidade. O desejo dos pacientes é conquistar um sorriso mais branco e brilhante.

Para isso, o dentista faz uso de um gel clareador que abre os poros dos dentes e remove a pigmentação responsável pelo tom amarelado.

Porém, para alcançar os resultados pretendidos, é preciso seguir à risca todas as orientações do dentista antes, durante e depois do procedimento.

Finalizando as nossas orientações, é importante lembrar que a limpeza profissional, feita no consultório odontológico, é um cuidado essencial para prevenir a cárie, o tártaro e o mau hálito.

No entanto, ainda que todos os cuidados de prevenção sejam tomados, a placa bacteriana pode resultar na formação de cáries, o que exige a realização de um tratamento completo de restauração.

Hoje em dia, com a evolução da estética dental e o uso de materiais modernos, as restaurações são cada vez mais semelhantes ao aspecto natural dos dentes do paciente, em um processo conhecido como restauração estética.

Quer saber mais sobre esse assunto? Confira o artigo especial do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *