Saúde bucal: 4 razões para você cuidar já!

Tempo de leitura: 3 minutos

Muita gente acha que cuidar da saúde bucal serve simplesmente para evitar as cáries. Saiba que esse pode ser apenas um dos problemas de quem não segue as orientações básicas do dentista.

As estruturas da cavidade oral têm interferência direta na saúde do organismo de forma geral, bem como na estética  — já que o sorriso é o nosso cartão de visitas. Dessa forma, quem tem problemas bucais pode sofrer com a própria imagem e enfrentar dificuldades na vida pessoal e profissional.

Neste artigo, vamos apresentar 4 razões para você começar a cuidar agora da sua saúde bucal. Continue a leitura e descubra como viver melhor!

1. Interfere na saúde do organismo

É na boca que começa a digestão, por isso, quando há algo errado, já nessa etapa o nosso organismo vai sentir.

Sendo assim, pacientes que descuidam da saúde bucal, ou seja, não escovam os dentes regularmente e de forma adequada podem sofrer com dores provocadas por inflamações e até pela hipersensibilidade.

Isso acontece porque os restos de alimentos que não são retirados com a higienização se tornam um prato cheio para os microrganismos, que provocam a placa bacteriana, cáries, gengivite (inflamação nas gengivas) e, em um estágio mais avançado, periodontite — doença que afeta a estrutura de sustentação do dente e pode provocar a sua queda.

Um indivíduo com a ausência de um ou mais dentes ou com dores não consegue mastigar os alimentos de forma adequada e vai ter problemas de digestão.

Coração

Outro perigo é a endocardite, situação em que as bactérias da boca podem migrar até o coração, um risco para pacientes cardíacos.

2. Melhora a sua aparência

Como dissemos acima, a falta de cuidados com a escovação, que deve ser feita sempre após as refeições e antes de dormir, pode chegar a provocar a perda de um dente.

Isso traz sérias consequências para a aparência e também para a autoestima. Imagine ficar com vergonha de falar, comer ou sorrir na frente dos outros?

A falta de cuidados com a saúde bucal pode ainda deixar os dentes mais escuros ou amarelados, o que interfere na estética.

3. Evita o mau hálito

O que também não é legal para as relações sociais é o mau hálito. E saiba que quem é negligente com os cuidados básicos de saúde bucal se torna um forte candidato a sofrer com a halitose. Isso porque o cheiro ruim pode ser consequência das bactérias que estão na boca.

Muita gente acha que dá para disfarçar o problema com o enxaguante bucal ou com balas e chicletes. Mas está enganado! É preciso fazer a higienização adequada e procurar o dentista para investigar as causas.

4. Ajuda na comunicação

Um sorriso saudável tem influência também na respiração e fala, ou seja, impacta diretamente na sua comunicação.

Por isso, é essencial cuidar da saúde bucal e visitar o dentista com regularidade. Se for o caso, ele pode indicar um tratamento ortodôntico para o alinhamento dos dentes e correção da mordida, o que melhora a comunicação, estética e também sua qualidade de vida.

Viu só como é importante ser disciplinado com a saúde bucal? Não deixe de escovar os dentes, utilize fio dental, modere o consumo de doces e vá ao dentista periodicamente. São medidas simples, mas que têm um grande impacto na sua vida!

Gostou do nosso artigo? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que responderemos em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *