Você tem dentes sensíveis? Conheça as principais causas

Tempo de leitura: 3 minutos

Um sorvete, um copo com água gelada ou um café quente podem ser um terror para quem sofre de dentes sensíveis — um tipo de desconforto que possui diversas causas. Por exemplo: uma escovação malfeita e uma pressão excessiva na gengiva podem deixar os dentes expostos. Um pequeno desajuste na obturação também pode causar alta sensibilidade.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então leia este post e conheça 5 causas da sensibilidade dos dentes.

1. Escovação incorreta

Você tem reparado na intensidade da força aplicada ao escovar os seus dentes? É que uma escovação que utiliza muita força pode prejudicar o esmalte dos dentes, provocando a tão temida sensibilidade.

Além disso, as escovas com cerdas duras também contribuem para a corrosão do esmalte. Por isso, é importante fazer a higienização bucal com uma escova com cerdas macias (e usar fio dental, é claro!). Tudo com calma, sem forçar a escova contra os dentes.

 

2. Inflamação na gengiva

A sua gengiva está inchada, dolorida e sangrando? Esse quadro pode ser o sinal de uma alta sensibilidade nos dentes. A inflamação caracterizada por esses sintomas se chama gengivite.

Dependendo da gravidade, essa inflamação pode provocar a retração gengival, o que deixa a região da dentina cada vez mais exposta. E é essa falta de proteção que causa a alta sensibilidade.

Para evitar uma situação como essa, é essencial verificar o hábito de escovação. Evite escovar com força, sobretudo na região da gengiva.

3. Ranger dos dentes

Pode acontecer de você ranger os dentes, principalmente durante uma noite de sono. Essa é uma situação típica de bruxismo, que é ocasionado por fatores psicológicos — como o estresse — ou fisiológicos — como uma má-formação da região mandibular.

Em qualquer caso, o ranger dos dentes provoca um desgaste anormal do esmalte dentário. Esse comportamento faz com que os dentes fiquem mais sensíveis.

4. Clareamento dental

Já pensou em clarear os dentes? Se sim, tome cuidado, porque esse procedimento tende a causar sensibilidade. Isso acontece porque alguns componentes químicos presentes no gel clareador podem afetar os dentes, deixando-os mais sensíveis.

Se você já tem uma predisposição para a hipersensibilidade dentária, é importante avisar o seu dentista. Nesse caso, o motivo da sensibilidade deve ser tratado antes de iniciar o clareamento dos dentes.

5. Restaurações danificadas

Você tem sentido os dentes sensíveis? Já verificou como está a integridade das suas restaurações? Quando as obturações soltam, quebram ou estão infiltradas, é comum que ocorra um problema como esse.

O motivo é simples: a dentina fica exposta com essas inadequações na restauração. Então, é necessário buscar um dentista para consertar as obturações o quanto antes.

Essas foram algumas causas dos dentes sensíveis. Às vezes, é muito complicado saber por conta própria o que tem causado o problema. Por isso, é indispensável a visita regular ao dentista. Dessa maneira, você garante um diagnóstico correto e um tratamento adequado.

E aí, você tem sofrido frequentemente com sensibilidade nos dentes? Conte para a gente o que tem acontecido. Deixe um comentário!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *