Periodontia: saiba mais sobre esta área da odontologia e onde encontrar em BH

Tempo de leitura: 6 minutos

Da mesma forma que existem diversas especialidades médicas, na odontologia também temos vários especialistas. Cada um deles se dedica a um aspecto da saúde bucal, sendo que, o periodontista trata os tecidos que sustentam os dentes.

Alguma vez você já se consultou com esse profissional? Sabe quais são os problemas e doenças que ele trata? E como saber se é desse especialista que você está precisando? Neste artigo vamos responder a todas essas perguntas.

Continue lendo para saber um pouco mais a respeito da periodontia e do trabalho do periodontista. Entenda a importância desse especialista e como ele contribui para manter o sorriso das pessoas sempre bonito e saudável. Confira!

Quem é o periodontista?

Quando sorrimos o foco principal está nos dentes. São eles que aparecem brancos e saudáveis valorizando a nossa imagem. É por isso que se fala muito em cuidar da dentição, sendo que o maior dos cuidados bucais está nela, mas existem outros detalhes que também exigem atenção.

Para que os dentes se mantenham saudáveis e bonitos é necessário que toda a boca esteja saudável, e isso também inclui os tecidos de sustentação deles. Muitos nem mesmo estão visíveis, já que permanecem em uma posição bastante discreta, no interior da estrutura bucal e da face.

Mas existe um profissional da odontologia que se dedica a cuidar especificamente dessas partes, que é o periodontista. O foco do seu trabalho é o periodonto, ou seja, o conjunto de tecidos que mantém os dentes fixos na boca.

Para cumprir essa tarefa temos o osso alveolar, o ligamento periodontal e o cemento, além das gengivas. Ou seja, diversas partes e tecidos diferentes compõem essa estrutura de sustentação que, na verdade, é repleta de fibras colágenas, tecido conjuntivo entre muitos outros.

Todos eles precisam estar saudáveis, do contrário, o dente fica doente e pode até mesmo ser perdido. Afinal, essas estruturas também ajudam a enviar nutrientes para os dentes, então, se houver algum problema com elas, eles sentirão esse reflexo.

Quais problemas esse profissional trata?

O periodontista trata de todos os problemas que estão relacionados com o periodonto. Como você viu, ele é um conjunto de vários tecidos diferentes, então, as mais diversas complicações e doenças bucais podem acometer essa estrutura.

Um dos problemas mais comuns é a gengivite, uma inflamação que afeta as gengivas causando sangramentos, dormau hálito, entre outros sintomas. Ela requer atenção e cuidado porque se não tratada evolui para um caso mais grave, desencadeando a periodontite.

Aliás, essa é mais uma condição tratada pelo periodontista. É uma inflamação severa ou infecção que além de afetar as gengivas também migra para o periodonto. Esse problema é sério e exige cuidado porque provoca lesões nos tecidos e pode levar à perda dos dentes.

Também é esse especialista que trata outras complicações relacionadas à gengiva e tecidos de sustentação do dente. Esse é o caso da formação de abscessos e excesso de tecido gengival. Ele também realiza procedimentos preventivos e de correção estética.

Por isso, o periodontista é o profissional que ajuda tanto a cuidar da saúde quanto do aspecto do sorriso, já que os tratamentos que realiza trazem benefícios funcionais e estéticos.

Como saber quando consultar um periodontista?

Como esse dentista é especialista nos tecidos que sustentam os dentes, então, o ideal é que você procure por ele quando estiver notando sintomas ou apresentando alguns sinais diferentes das características naturais da sua boca.

Você pode procurar o periodontista por decisão própria ao perceber, por exemplo, que suas gengivas estão inchadas, doloridas, muito avermelhadas ou está ocorrendo sangramento, principalmente, ao escovar os dentes ou passar o fio dental.

Mas também pode ser que um clínico geral ou outro especialista faça um encaminhamento para esse profissional, em função de sintomas apresentados ou do resultado de exames solicitados.

Uma dor de dente, por exemplo, geralmente está associada com a cárie, porém, o problema pode não estar na coroa, mas sim nos tecidos mais profundos. Nesse caso uma radiografia poderia indicar a presença de uma infecção no periodonto, então, cabe ao periodontista acompanhar e tratar o paciente.

Mas você também pode procurar esse especialista por finalidades estéticas. Gengivas assimétricas ou grandes demais podem ser corrigidas por meio de cirurgias, para que adquiram um tamanho adequado e tenham um aspecto mais harmônico. É o periodontista quem cuida disso.

Como escolher um bom profissional?

Para escolher um bom periodontista em BH, ou qualquer outra cidade que você esteja, é fundamental observar alguns aspectos para que tenha certeza de receber um atendimento de qualidade. Veja a seguir alguns fatores que você pode considerar.

Credibilidade

Procure consultar-se com profissionais que tenham credibilidade no mercado, tanto entre pacientes, como também com os demais especialistas do ramo. Dessa forma você terá certeza de que se trata de um periodontista competente e bem preparado.

Experiência

O tempo de atuação nem sempre indica que um profissional é bom de fato. Entretanto, é um diferencial que também vale a pena ser considerado. Afinal, ao se consultar com um periodontista que tenha credibilidade e já atua há muitos anos, certamente você será atendido por um expert no assunto.

Técnicas e tecnologia

Também procure se informar se o profissional adota técnicas modernas para realização dos tratamentos e procedimentos, e se ele investe em tecnologias. Isso porque diversas inovações surgiram na odontologia e elas ajudam alcançar melhores resultados, com mais conforto e segurança para o paciente.

Satisfação

Pesquise sobre a satisfação dos pacientes antigos sobre o tratamento, o atendimento recebido e os resultados alcançados.

É importante construir uma boa relação com o profissional, mas também é fundamental que ele traga as soluções que você espera, por isso, procure casos anteriores para ter certeza da sua escolha.

O periodontista é um especialista fundamental para garantir que você tenha dentes saudáveis e um belo sorriso. Os tratamentos oferecidos por ele asseguram que os alicerces da sua arcada dentária estão firmes e fortes, para que os seus dentes tenham uma boa sustentação.

Então, escolha o melhor profissional em BH ou qualquer outro lugar para cuidar bem da sua saúde bucal.

Quer saber mais sobre o trabalho do periodontista? Então entre em contato conosco e converse com os nossos especialistas para esclarecer suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *