5 sinais que a boca transmite quando há algo errado com a saúde

Tempo de leitura: 3 minutos

O corpo é um grande sistema que trabalha em conjunto, por isso a boca pode indicar algum problema de saúde — muito além da cárie. A cavidade oral pode nos avisar de que algo não vai bem no organismo, com sinais que apontam doenças mais sérias, como o câncer ou cirrose hepática.

Portanto, ao notar algo diferente no aspecto da boca ou algum incômodo, como feridas ou sangramentos que não vão embora, é preciso passar pela avaliação do dentista, que saberá se é sintoma de alguma patologia.

Acompanhe este post e descubra 5 sinais da boca apontando que algo vai mal no organismo.

1. Aftas

É comum as pessoas apresentarem aftas, seja por alterações hormonais, alergia a algum alimento, seja até mesmo por uma mordida na hora de se alimentar. Geralmente, são feridas bem doloridas, mas que vão embora em, no máximo, duas semanas.

Porém, se você notar que a ferida não desaparece depois de um certo tempo, deve ficar atento. O câncer bucal pode dar sinais por meio de feridas na boca que não cicatrizam; e a sífilis, doença sexualmente transmissível (DST), dá as caras com lesões que não saram na gengiva.

O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune e também tem como sintoma feridas bastantes doloridas na cavidade oral que não se fecham.

2. Sangramento na gengiva

A gengiva pode sangrar na hora da escovação caso a escova tenha as cerdas muito duras ou você coloque muita força no movimento. Porém, é um sangramento passageiro.

Gengivas inchadas e sensíveis podem indicar a gengivite, mas também a leucemia, câncer nas células do sangue, que pode provocar sangramento gengival sem nenhum motivo aparente.

O diabetes também pode causar inchaço e sangramento nas gengivas, pois a glicose alta favorece o acúmulo de bactérias na região, contribuindo para a inflamação.

A gengiva inflamada também é um dos sintomas da AIDS, doença que dá outros sinais na boca, como linhas brancas nas laterais da língua e aftas grandes.

3. Boca amarelada

A cirrose hepática, lesão no fígado, pode se manifestar deixando os tecidos moles da cavidade oral de cor amarelada ou até mesmo esverdeada.

4. Língua lisa

O aspecto saudável da língua é quando ela se apresenta áspera. Entretanto, pessoas com anemia, além de apresentar fraqueza, falta de ar, palidez, também ficam com a língua mais lisa, como se fosse um pneu de carro careca. É um sinal de que os glóbulos vermelhos não estão saudáveis no organismo.

5. Mau hálito

Um incômodo para o paciente é o mau hálito, que pode ser um indício de refluxo gastroesofágico. Esse problema na digestão pode provocar o odor desagradável na boca.

O refluxo pode causar, ainda, a erosão dentária, já que os ácidos da digestão que voltam à boca destroem o esmalte dentário e podem provocar sensibilidade dentária e cáries.

Aquele ditado que diz que a saúde começa pela boca é verdadeiro. Por isso, devemos ficar atentos a alguns sinais da boca, em especial aqueles que incomodam e demoram para desaparecer. O melhor profissional para fazer essa avaliação é o dentista!

Nosso conteúdo foi esclarecedor? Se tiver outras dúvidas, deixe seu comentário!