4 dicas e cuidados para a saúde bucal na terceira idade. Confira!

Tempo de leitura: 4 minutos

Os dentes são estruturas muito resistentes, essenciais para mastigação e deglutição dos alimentos, tendo, ainda, uma grande influência na saúde geral. Eles podem durar toda uma vida, mas, para isso, é preciso ter cuidados básicos de higiene e atenção especial com a saúde bucal na terceira idade.

Além dos desgastes naturais, dentes e gengivas podem sofrer agressões externas devido ao uso de alguns medicamentos e hábitos de vida.

Neste post, vamos apresentar os problemas mais comuns com a saúde oral dos idosos. Trazemos, ainda, uma lista com algumas dicas de como evitá-los e manter um sorriso saudável e cheio de vivacidade!

Os problemas de saúde bucal mais comuns em idosos

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, realizada pelo Ministério da Saúde, em 2010, a perda de dentes por cárie é o problema mais predominante entre os idosos brasileiros — 90,1% das pessoas entre 65 e 74 anos tinham alguma perda de dente.

Além das cáries, há outras questões de saúde oral comuns à pessoa idosa, tendo como causas os descuidos com a limpeza e o pouco acesso à saúde bucal.

Abaixo, explicamos algumas das condições mais comuns nessa fase da vida e como podem ser tratadas.

Xerostomia ou boca seca

A alta frequência no uso de remédios é uma das principais causas de boca seca em pacientes idosos. Outro motivo é o tratamento contra câncer.

A salivação adequada auxilia na limpeza da boca e na deglutição dos alimentos, prevenindo doenças como a cárie.

Para evitar a xerostomia, é preciso ingerir diariamente a quantidade recomendada de líquidos — uma dificuldade para muitos idosos. Em alguns casos, pode ser indicado um spray de saliva artificial, para reduzir o problema.

Retração gengival

A retração da gengiva é uma consequência natural do envelhecimento — as raízes dos dentes ficam expostas, os deixando mais longos e sensíveis ao frio e a alimentos doces e ácidos.

Uma forma de evitar a sensibilidade é usar um creme dental específico para essa condição. É importante, ainda, a avaliação do dentista para descartar a existência de cáries na raiz dos dentes, especialmente se as dores forem mais intensas.

Doenças periodontais

As doenças periodontais se caracterizam por um acúmulo de placas bacterianas na gengiva e nas próteses, levando a inchaços, sangramentos e infecções.

As principais causas do problema são:

  • má higiene bucal;
  • próteses dentárias desajustadas;
  • alguns medicamentos de uso contínuo;
  • tabagismo;
  • diabetes.

A gengivite é a mais comum entre as doenças periodontais. Em geral, é de fácil tratamento, porém, quando não tratada corretamente, pode causar perda óssea e até mesmo a perda dos dentes.

O acúmulo de bactérias na boca da pessoa idosa pode, ainda, causar graves problemas de saúde, especialmente no idoso fragilizado.

Duas das complicações possíveis são: pneumonia por aspiração e endocardite — uma inflamação no tecido cardíaco.

Os cuidados com a saúde bucal na terceira idade

Nesse tópico, listamos 4 cuidados essenciais para evitar complicações.

É importante que a pessoa idosa acamada ou com restrição de movimento tenha a ajuda de um cuidador, para fazer a limpeza corretamente e evitar problemas de saúde bucal.

1. Escovação diária

Uma boa higiene bucal, com uma escova macia e o uso de fio dental — além das visitas regulares ao dentista —, é essencial para a saúde dos dentes e gengivais.

2. Higiene das próteses

As próteses, mesmo as parciais, devem ser escovadas fora da boca. Assim, é possível retirar todo o resíduo de comida. Durante a noite, é preciso colocá-las em um copo com água, para evitar contaminações.

Dormir sem a dentadura é importante para relaxar os músculos e os tecidos que a sustentam, evitando sobrecargas.

3. Higienização das gengivas

Os idosos que perderam todos os dentes devem higienizar a gengiva e bochechas, para evitar o acúmulo de bactérias e a halitose.

Usar uma gaze embebida em uma solução sem álcool de digluconato de clorexidina a 0,12% é o mais indicado para essa tarefa.

4. Limpeza da língua

A língua pode acumular bactérias, causando mau hálito. Por isso, é importante limpá-la com uma escova macia, um limpador de língua ou uma gaze.

Curtiu nosso artigo sobre saúde bucal na terceira idade? Então, compartilhe em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *