Higiene bucal infantil: torne divertido o cuidado com os dentes nas férias

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando chegam as férias escolares, a rotina fica bem diferente. As crianças têm uma liberdade maior de horários e ainda vêm os passeios, viagens e festas de fim de ano. Mas mesmo com tantas distrações, os pais devem estar atentos à higiene bucal dos seus filhos.

É fundamental continuar ressaltando a importância de manter bons hábitos para que a saúde esteja equilibrada. E os dentes não podem ficar de fora, já que a boca também é acometida por problemas que podem abalar o organismo.

Para que a higiene bucal não seja sinônimo de “coisa chata” e a criança não relute em cumpri-la nas férias, preparamos este artigo.

Nele trazemos algumas ideias para que você torne esse momento mais divertido e tenha a cooperação do seu filho. Continue lendo e confira!

Estabeleça horários para escovar os dentes

Sim, horários fixos para cumprir tarefas podem parecer uma pressão para a criança, mas isso pode ser modificado se você usar a imaginação. Em vez de somente mandar seu filho escovar os dentes, procure inovar e fazer esse convite de uma forma divertida.

Que tal colocar um despertador ou um alarme no celular para tocar uma música agradável a fim de que a criança saiba que aquela hora é o momento de fazer a escovação?

Aproveite a tecnologia e use aplicativos ou vídeos com personagens cumprindo a mesma ação para que a criança seja estimulada positivamente.

Cuide da alimentação

Além da limpeza, os dentes também precisam de nutrientes que são obtidos por meio da alimentação. Durante as férias é importante que as crianças continuem tendo um cardápio saudável e equilibrado a fim de assegurar todos os nutrientes necessários para o seu organismo.

O que você pode fazer para tornar a alimentação mais agradável e divertida é preparar receitas simples com a criança e também dar formas para os alimentos. As frutas, por exemplo, podem ser servidas em pedaços cortados com moldes de biscoitos.

Controle a ingestão de doces

O açúcar é um grande vilão para a saúde bucal e estimula o desenvolvimento de cáries. Por isso, durante as férias é preciso estar atento para que a criança não fuja muito da dieta ou exagere no consumo desse tipo de alimento.

Mas não se engane, porque não são apenas os doces que contêm açúcar. Os carboidratos simples e amidos também alteram o pH bucal e formam a placa bacteriana.

Então, é fundamental que a criança faça a higienização da boca após as refeições, em especial se ingerir esses grupos alimentares.

Monte um kit de higiene bucal

A placa bacteriana começa a se formar alguns minutos após nos alimentarmos. Por isso, se você passar uma tarde fora com seu filho, por exemplo, a saúde dos dentes dele pode ficar em risco se a escovação não for feita adequadamente.

Para garantir que isso não aconteça, monte um kit para que a criança leve consigo quando for sair de casa. Escolha uma necessaire que atenda ao gosto do seu filho, compre uma escova de dente temática, um creme dental infantil, entre outros produtos específicos para os pequenos. Assim o kit ficará divertido e atrativo.

Agende uma consulta com o dentista

Como a criança ficará bastante tempo em casa, o período das férias escolares é um excelente momento para agendar uma consulta com o dentista. Desse modo, medidas preventivas poderão ser adotadas para evitar complicações bucais.

Uma boa ideia para que essa visita seja mais agradável para o seu filho é preferir agendá-la com um odontopediatra e depois levar a criança para um lugar que ela goste.

Dessa forma o momento será associado a algo positivo, melhorando a aceitação do pequeno.

A higiene bucal do seu filho não pode ser negligenciada nas férias, mas esse momento não precisa ser desagradável.

Com criatividade e sempre pensando no bem-estar dele, você conseguirá encontrar caminhos mais interessantes para promover esse estímulo positivo e garantir a saúde dos dentes das crianças.

O período de férias escolares altera a rotina de todos os pais. Por isso, compartilhe essas informações em suas redes sociais para que seus amigos também possam proceder da melhor forma!