Odontopediatria: entenda a importância da saúde bucal dos seus filhos

Tempo de leitura: 3 minutos

Todo mundo sabe que a infância é a fase ideal para que se estabeleçam bons hábitos, principalmente quando se trata de saúde. Por isso, é tão importante que os pequenos comecem o quanto antes a ir ao dentista. Por isso, existe uma área da odontologia justamente voltada para o atendimento de crianças e adolescentes: a odontopediatria.

Neste artigo, vamos mostrar o que é a odontopediatra, por que é importante a visita ao odontopediatra antes mesmo do nascimento dos dentinhos de leite e como os pais podem participar das ações de prevenção de saúde bucal de seus filhos. Acompanhe!

O que é a odontopediatria?

É uma das áreas da odontologia que atua na prevenção, controle, diagnóstico e tratamento de diferentes problemas de saúde bucal que podem acometer crianças e jovens.

Quanto mais cedo a criança se acostumar a frequentar o odontopediatra, mais cedo ela começa a ter bons hábitos de higiene bucal e até de alimentação, mantendo, dessa forma, os dentes de leite e permanentes sempre saudáveis. Além disso, o pequeno deixa de ter medo do dentista e encara a consulta com naturalidade.

Criança segura

Aliás, os pais podem ficar tranquilos porque o odontopediatra e sua equipe são treinados para atender seus pequenos pacientes com técnicas específicas para que a criança se sinta segura e sem medo.

O consultório, geralmente, é preparado para receber crianças, ou seja, é um ambiente acolhedor, com brinquedos e outros atrativos para que tudo transcorra sem traumas.

Quando devo levar a criança?

O ideal é que os pais levem seus filhos ao dentista antes dos seis meses de idade. Assim, o odontopediatra pode fazer um exame da língua e gengivas e avaliar se há doenças, malformações e se está tudo certo para o nascimento dos dentes de leite.

Mas sabemos que muita gente espera a criança ficar maior para levar à consulta. Não tem problema, o importante é não adiar muito para que ela fique habituada com o atendimento odontológico e já faça a prevenção da saúde bucal.

Muitos pais, por terem sofrido no dentista na infância, acabam passando essa tensão para seus filhos. É importante ficar tranquilo, transformar a ida à consulta em um momento lúdico e até premiar a criança pelo bom comportamento.

Quais os benefícios da odontopediatria?

A grande vantagem de levar as crianças ao dentista é a prevenção. O profissional vai orientar quanto à melhor forma de escovar os dentes, qual creme dental é o indicado, a importância do uso do fio dental, como deve ser a mastigação e o perigo do consumo exagerado de alimentos açucarados.

Além de prevenir cáries e outros problemas periodontais e de más oclusões, o odontopediatra pode avaliar ainda o desenvolvimento craniofacial, verificando se está dentro da normalidade, assim já pode planejar algum tratamento caso precise.

Rotina em casa

É essencial que os pais sigam todas as orientações desse profissional e estabeleça a rotina correta de higiene bucal dentro de casa, porque de nada adianta levar a criança ao dentista e ser desleixado com os cuidados dos dentes em casa.

A família deve incorporar o hábito de levar os filhos ao dentista desde cedo. A odontopediatria só traz benefícios: a criança cresce com um sorriso saudável, porque aprende sobre a importância dos cuidados com a higiene bucal.

E, você, já levou seu filho ao odontopediatra? Entre agora em contato com a nossa equipe e conheça nossos profissionais especializados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *