8 mitos e verdades sobre saúde bucal

Tempo de leitura: 3 minutos

Você cuida direitinho da sua saúde bucal? Todo mundo sabe da importância da escovação depois das refeições e antes de dormir, porém há muitas informações que envolvem os cuidados com os dentes que nem sempre são verdadeiras.

Neste artigo, acompanhe oito mitos e verdades referentes à saúde bucal e veja se você realmente sabe como manter seus dentes sempre saudáveis! Acompanhe:

1. É preciso usar uma grande quantidade de creme dental

Mito. Esqueça os comerciais de televisão, em que é formada uma bonita onda com o creme dental sobre as cerdas da escova. Em primeiro lugar, você estará desperdiçando o produto, já que não vai aumentar a eficiência da escovação. Além disso, o risco é maior de engolir tamanha quantidade de espuma que vai formar.

O alerta é principalmente em relação às crianças: para que elas utilizem o creme dental com flúor de forma segura, o adulto deve supervisionar a quantidade aplicada, que deve ser mínima. A criança não sabe cuspir e acaba engolindo a pasta de dente, o que pode causar a fluorose, deixando os dentes com manchas.

2. Não posso pular a escovação antes de dormir

Verdade. É preciso escovar os dentes depois das refeições e, principalmente, antes de dormir. Isso porque o alimento ficará muito tempo acumulado nos dentes durante o sono. Além disso, a produção de saliva, que ajuda na limpeza bucal, é menor enquanto dormimos.

Ir para a cama sem escovar os dentes é um prato cheio para as bactérias proliferarem causando placa, cárie e o mau hálito.

3. O bicarbonato de sódio é bom para clarear os dentes

Mito. A recomendação é para não usar o bicarbonato de sódio com esse intuito. A substância é abrasiva e pode provocar o desgaste no esmalte dos dentes e causar sensibilidade. Deixe para o dentista utilizar o bicarbonato de sódio no momento da limpeza.

4. É preciso trocar a escovas de dente a cada três meses

Verdade. Quando as cerdas ficam velhas, não promovem a limpeza com eficiência e, automaticamente, acabamos colocando mais força, o que pode prejudicar os dentes e machucar a gengiva.

5. O flúor pode fortalecer dentes sensíveis

Verdade. O flúor provoca a remineralização dos dentes, por isso é um grande aliado para fortalecer dentes sensíveis.

O dentista pode recomendar o uso de flúor em gel ou ainda de enxaguantes com flúor para sensibilidade nos dentes. Os cremes dentais indicados para dentes sensíveis também ajudam no combate ao desconforto.

6. O clareamento enfraquece os dentes

Mito. O procedimento indicado para tirar manchas e deixar os dentes mais brancos e uniformes é realizado com um gel (geralmente à base de peróxido de hidrogênio) que libera oxigênio e, por isso, modifica a tonalidade dos dentes.

Todo mundo pode ter os dentes mais bonitos com o clareamento. Para que o resultado seja natural, a recomendação é que seja realizado no consultório ou, se fizer em casa, com a orientação do dentista.

7. A escovação não é mais eficiente com escova dura

Verdade. O recomendado é que a escova seja macia. Na escovação, não é preciso utilizar força nos dentes, já que isso pode desgastar o esmalte.

Quando a escova é dura, pode machucar a gengiva. Além dos dentes, é importante escovar a língua e bochechas, mas sempre com delicadeza.

8. O fio dental machuca a gengiva

Mito. Na verdade, a falta de hábito de usar o fio dental pode deixar a gengiva inflamada e, quando a pessoa o usa esporadicamente, ocorre o sangramento.

Mas é só usar em todas as escovações que o problema cessa, já que os dentes e gengivas ficarão saudáveis.

É importante ficar por dentro de informações referentes aos cuidados diários com a saúde bucal. Muitas vezes, acreditamos no que é disseminado por aí, o que pode comprometer os dentes. Sempre que tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar ao seu dentista!

Gostou de conhecer alguns mitos e verdades a respeito dos cuidados com os dentes? Se quiser outras dicas ou tiver alguma dúvida, deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *