Estética dental branca e vermelha: tratamentos que proporcionam ganhos além da beleza

Tempo de leitura: 3 minutos

O que caracteriza um sorriso perfeito? Dentes brancos e alinhados apenas? Saiba que, nesse aspecto, a harmonia só é alcançada com a estética dental branca e vermelha. Isso quer dizer que um sorriso dos sonhos e com a saúde bucal em dia leva em conta a estética dos dentes (branca), bem como das gengivas (vermelha).

E a Odontologia trabalha justamente com tratamentos que corrigem imperfeições e outros fatores de dentes e gengivas para transformar a aparência do paciente e também sua vida, elevando a autoestima e garantindo até mesmo mais oportunidades de trabalho.

Confira nosso post e entenda os benefícios dos procedimentos que melhoram a estética dental branca e vermelha e descubra que esses ganhos vão além da beleza!

Estética branca

Dentes mais brancos, alinhados, bem como uma mordida correta, garantem a chamada estética branca. No entanto, esses fatores, além de conferirem beleza para o sorriso, são sinônimos de dentes saudáveis.

Isso porque dentes encavalados ou até mesmo com espaço entre eles dificultam a limpeza bucal adequada, pois os restos de alimentos ficam retidos com mais facilidade. Assim, as chances de cáries, gengivites e mau hálito aumentam bastante.

Dentes escurecidos também não são um bom sinal: podem indicar acúmulo de tártaro, que ocorre quando a placa bacteriana não foi removida na escovação e ficou endurecida, podendo ser retirada apenas pelo dentista.

Estética vermelha

Para que o sorriso seja perfeito, é importante a estética e a saúde da gengiva. Com isso, o visual pode ser prejudicado no caso de gengivas muito grandes, que passam até mesmo a recobrir os dentes, ou quando ela é pequena demais, ou seja, é retraída e deixa as raízes dos dentes expostas.

Quando esse tecido está retraído pode indicar erosão gengival, bruxismo, doença periodontal ou ser resultado de colocar muita força na escova na hora da higienização.

É importante ainda que a gengiva não esteja inflamada, muito vermelha e sensível, pois, além de interferir na beleza do sorriso, aponta um problema de infecção.

Tratamentos para a harmonização do sorriso

A Odontologia oferece uma gama de tratamentos para a estética dental branca e vermelha e, consequentemente, para a harmonização do sorriso. Veja abaixo:

Estética branca

  • clareamento dental: modifica e uniformiza a coloração do sorriso;
  • lentes de contato e facetas de porcelana: laminados de porcelana ultrafinos e altamente resistentes, indicados para corrigir imperfeições no sorriso, como cor, formato, comprimento, textura, desalinhamento e espaço entre dentes;
  • aparelhos ortodônticos: corrigem o posicionamento dos dentes e mordida;
  • troca de restaurações: substituição das antigas restaurações de amálgama (mais escuras) por resina;
  • implantes dentários: indicados para quem perdeu um ou mais dentes porque são como um dente natural, com a mesma aparência e funcionalidade.

Estética vermelha

  • cirurgia plástica gengival: são diferentes técnicas utilizadas (gengivectomia, gengivoplastia ou enxerto gengival) que têm como objetivo modificar tamanho, irregularidade, contorno e espessura desse tecido por meio de um procedimento realizado em consultório;
  • peeling gengival: para a retirada de manchas na gengiva.

Para exibir um sorriso bonito e saudável, é essencial os cuidados com a estética dental branca e vermelha. Para isso, existem tratamentos odontológicos variados que conseguem modificar a aparência do paciente, com a harmonização da face, o que se reflete na melhora da autoestima e qualidade de vida.

Agora que você já sabe os fatores que compõem a beleza do sorriso, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais para que eles também conheçam os benefícios dos tratamentos da estética dental branca e vermelha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *