Como realizar estética dental e rejuvenescimento em Belo Horizonte?

Tempo de leitura: 7 minutos

Você saiba que é possível mudar a cor, o formato e até mesmo o tamanho dos seus dentes? Esses e outros resultados são alcançados por técnicas e tratamentos que contribuem para a estética dental e rejuvenescimento facial.

Afinal, o sorriso é nosso cartão de visitas, e ele precisa estar bem apresentável para sermos respeitados. Além disso, um sorriso harmônico também é sinônimo de saúde bucal e orgânica, por isso, os cuidados com a sua aparência vão além da vaidade.

Neste post explicamos porque a estética dental é importante e ainda apresentamos algumas opções de tratamentos que ajudam a renovar o sorriso e rejuvenescer alguns anos. Continue lendo e confira!

O que é estética dental?

A estética em si é a harmonia das formas e/ou cores, e quando se refere aos dentes, trata-se de equilibrar ou alterar as características da face, lábios e arcada dentária para que o sorriso seja harmônico, simétrico e tenha um aspecto jovem e saudável.

Por isso, estética dental e rejuvenescimento caminham lado a lado, já que o sorriso tem um papel fundamental na composição facial. Diversos tratamentos e procedimentos são adotados para conseguir valorizar o sorriso e torná-lo mais bonito.

O intuito é modificar características que possam interferir negativamente na aparência do paciente, e também melhorar aspectos que podem contribuir favoravelmente para se chegar ao resultado desejado.

Qual a influência da estética dental na aparência?

Com o passar do tempo, é uma tendência natural que os dentes fiquem amarelados, ou seja, esse tom e manchas no esmalte estão associados à idade. Ao contrário, dentes brancos transmitem uma imagem mais jovial.

Ao mesmo tempo, dentes tortos e assimétricos não combinam com uma aparência jovem e preservada. Eles não somente chamam a atenção por causarem desarmonia facial, como também transpassam o aspecto de comprometimento da saúde bucal.

Por isso, existe uma influência direta da estética dental na aparência de todos nós. E somos julgados pelo aspecto de nosso sorriso, o que pode tanto nos abrir como fechar portas na vida social e profissional.

Estética dental e rejuvenescimento não são questões fúteis ou puramente vaidade. Ter um sorriso bonito e com aspecto jovem é uma necessidade de quem visa construir uma boa imagem. E além de favorecer a saúde bucal, também interfere na autoestima e saúde orgânica das pessoas.

Qual a relação entre a estética dental, a saúde bucal e a orgânica?

Dissemos que a estética dental tem influência sobre a saúde bucal e isso é fato. A desproporção dos dentes, dos ossos da face e músculos pode causar problemas maiores. Eles começam na dificuldade para realizar a correta higienização, ocasionada, em especial, pelos dentes tortos e apinhados.

Como consequência, temos o acúmulo de placa bacteriana, casos de cárie, acúmulo de tártaro, gengivite e periodontite, mau hálito, entre outros. Mas os problemas também atingem as estruturas faciais quando há dentes faltosos ou alterações na mordida.

Nesse caso, pode acontecer o comprometimento e desgaste da articulação temporomandibular, e a pessoa não consegue mastigar muito bem os alimentos. Assim, o sistema digestivo tem mais dificuldade para digerir a comida, o que pode causar complicações como um simples desconforto até feridas na mucosa gástrica.

A lista de problemas que a desarmonia dental pode causar é muito grande, pois cada característica resulta em uma ou mais complicações diferentes. Por isso, além de aparência mais jovem, a estética dental também promove saúde.

Quais as opções de tratamento para estética dental e rejuvenescimento?

Existem diversos tratamentos que podem ser adotados para fins de estética dental e rejuvenescimento facial. Muitos deles também auxiliam a melhorar a funcionalidade dos dentes, promovendo a reabilitação oral.

Esses tratamentos podem ser realizados por vários especialistas em odontologia, já que as técnicas adotadas variam bastante. Para alguns procedimentos é necessário que o dentista seja um cirurgião e possua cursos específicos, como para aplicação de botox e preenchimento com ácido hialurônico.

Por isso, se você precisa ou deseja fazer um tratamento para estética dental e rejuvenescimento, o ideal é procurar por um dentista que tenha experiência no método que será adotado. Assim você terá certeza de que alcançará os resultados que busca e realizará um tratamento seguro.

Veja a seguir algumas opções para valorizar o sorriso e ter uma aparência mais jovem:

Profilaxia

A profilaxia é a limpeza dos dentes realizada pelo dentista. O ideal é repeti-la a pelo menos a cada seis meses para remoção de manchas superficiais, placa bacteriana e tártaro. O sorriso pode ser renovado quando o profissional remove esses resíduos, deixando os dentes com aspecto mais branco e saudável.

Clareamento

clareamento possibilita alcançar tons mais claros para o dente natural. Ele remove manchas e o tom amarelado, e pode ser feito tanto no consultório como em casa, mas utilizando os produtos e seguindo a recomendação do especialista. Nunca tente receitas caseiras nem adote tratamentos sem se consultar com o dentista.

Implantes

O tratamento por implantes visa repor um ou mais dentes que estejam em falta na arcada dentária. Além de preencher os espaços e completar o sorriso, esse tratamento é fundamental para evitar a sobrecarga nos dentes remanescentes, e também evita a perda de tecido ósseo e o desgaste das articulações.

Tratamentos ortodônticos

Esse método consiste na indicação de aparelhos ortodônticos para corrigir dentes que nasceram na posição ou locais inadequados. Hoje existem opções de aparelhos modernos que tornam o tratamento mais confortável, e ainda há os invisíveis, ideais para quem deseja discrição, porque são transparentes, eficazes e não ficam em evidência.

Facetas e lentes dentais

Ambos tratamentos consistem na colocação de próteses finas sobre os dentes naturais. São como coberturas que visam corrigir ângulos, tamanhos diferentes, espaços, pequenas fraturas, cor, entre outras características. A diferença entre facetas e lentes está na espessura, que a torna mais indicada para um ou outro caso.

Plástica gengival

Nem sempre a assimetria do sorriso está nos dentes, por isso, a plástica gengival também pode ser indicada para melhorar a estética dental e rejuvenescimento. Nesse caso, pequenas cirurgias são realizadas para harmonizar as bordas das gengivas, retirar o excesso de tecido e  outras intervenções para equilibrar a composição da face.

É preciso lembrar que, tanto para esse como outros tratamentos da estética dental, sempre há contraindicações ou restrições. Por isso, é fundamental realizar uma avaliação com um bom dentista.

Ele avaliará a saúde bucal e os resultados que cada paciente deseja alcançar para indicar o melhor método e fazer a preparação do paciente. Por isso, é importante contar com profissionais experientes, que mantenham um diálogo aberto para esclarecer as dúvidas e mostrar o que pode ou não ser feito em seu caso.

É possível valorizar os traços do seu rosto com técnicas e tratamentos de estética dental e rejuvenescimento. E com a tecnologia atual você pode ver o resultado dos tratamentos antes de realizá-los. Por isso, escolha uma boa clínica e profissionais qualificados, que vão indicar para você a melhor forma de chegar ao resultado que deseja alcançar.

Na Odonto Ágape você sempre será atendido por profissionais capacitados para lhe oferecerem os melhores tratamentos. Entre em contato conosco e agende uma avaliação.

Abaixo você pode aprender ainda mais com nosso infográfico: