Clareamento dental: quais cuidados tomar antes e depois do tratamento?

Tempo de leitura: 3 minutos

Apenas uma higiene básica não é suficiente para ter o sorriso dos sonhos. Muitas vezes, será preciso intervir com tratamentos ortodônticos e estéticos. Um dos procedimentos mais procurados pelos pacientes é o clareamento dental.

Já reparou que para termos algo, geralmente temos que nos dedicar em alguma coisa e abrir mão de outra? Por exemplo: para emagrecer é preciso se aplicar nos exercícios e abandonar as guloseimas.

Com a boca não é diferente, para um sorriso branco é preciso investir em clareamento e renunciar a alguns hábitos.

Essa intervenção tem se tornado cada vez mais comum e é muito eficiente, todavia, é essencial que alguns cuidados sejam tomados antes, durante e depois dela. Confira, a seguir, como agir ao fazer o clareamento dental!

Quais os cuidados a serem tomados antes do tratamento?

1. Adéque sua boca para receber o tratamento

Antes do clareamento, é essencial uma limpeza profunda com o dentista. O tártaro deve ser removido para que o produto tenha ação em toda a extensão do dente, e as gengivas precisam estar saudáveis.

Restaurações não são clareadas, portanto, verifique a necessidade de trocá-las antes ou depois da intervenção.

2. Prepare os seus dentes

A técnica de clarear os dentes pode deixá-los sensíveis e gerar desconforto. Por isso, muitos dentistas indicam o uso de pastas de dente específicas para sensibilidade antes do início do tratamento.

Manter a boa higiene bucal é muito importante, principalmente antes de cada uma das sessões, assim o elemento dental estará livre de placa e de restos alimentares, o que facilitará a ação do produto.

O que devo fazer durante o clareamento?

1. Evite alimentos mais pigmentados

Se existe alguma coisa que pode prejudicar o tratamento é a ingestão de alimentos e bebidas muito coloridos. Café, chá preto, refrigerantes, vinho tinto e até a beterraba são inimigos do clareamento dental. Durante o procedimento, alimentos pigmentados devem ser evitados.

2. Tome cuidado com os produtos utilizados para a higiene bucal

As pastas de dente clareadoras contêm mais abrasivos que as normais e podem causar sensibilidade. Se você já está fazendo clareamento, cremes desse tipo podem levar a um desconforto acentuado.

3. Espere 30 minutos para escovar os dentes

Muita gente fica incomodada com o gosto de comida após a refeição, mas, por incrível que pareça, não é bom escovar os dentes logo após a alimentação. O ideal é iniciar a higiene bucal entre 20 e 30 minutos após a ingestão de alimentos.

Esse tempo dá a oportunidade de o dente se remineralizar com a ação da saliva, para que sua estrutura não seja eliminada pela abrasão da escova. Caso você seja uma das pessoas que fica perturbada, a dica é fazer bochecho com água e esperar.

4. Adote o canudinho

O canudo é um ótimo instrumento para consumir bebidas que têm a capacidade de manchar os dentes. Se você não quer eliminar o café, os refrigerantes à base de cola, o suco de uva integral ou o vinho tinto, tome esses líquidos com canudinho, assim eles não entram em contato com os dentes.

5. Não fume

É proibido fumar durante o clareamento. A fumaça do cigarro é um dos maiores responsáveis pelas manchas nos dentes. Se não estiver preparado para isso, seu dentista poderá indicar técnicas de reposição de nicotina, como os adesivos.

E depois do tratamento?

Logo após a sessão de clareamento dental, existe um tempo de restrição de alimentos, que pode variar e é determinado pelo dentista. Geralmente, esse período é de 4 horas.

Lembre-se de que a durabilidade do resultado dependerá de seus hábitos e de sua dieta. Se você fuma, bebe muito café ou refrigerante à base de cola, por exemplo, o efeito será menos duradouro.

As consultas periódicas com o dentista também são importantes para a manutenção do resultado, e o profissional indicará a hora ideal de retocar.

Viu como os cuidados antes, depois e durante o clareamento dental são importantes? Assine a nossa newsletter para receber mais informações!