Placa bacteriana e tártaro: como prevenir?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muito se ouve falar sobre placa bacteriana e tártaro. Mas você sabe o que esses termos significam? Trata-se de dois problemas bucais bastante comuns e, por isso, pouca gente dá importância.

Eles são formados pelo descuido com a higienização bucal e, caso não tratados, podem ser perigosos para a saúde dos dentes e estética do sorriso.

Neste artigo, vamos explicar o que é a placa bacteriana e tártaro e como fazer a prevenção adequada. Continue a leitura e veja como é fácil ficar longe desses problemas bucais!

O que é placa bacteriana?

Também chamada de biofilme dental, a placa bacteriana é, na verdade, uma camada pegajosa de bactérias que se forma na superfície dos dentes. Tem o aspecto incolor, por isso não aparece quando você sorri.

A placa se forma quando os resíduos alimentares não são retirados adequadamente da boca com a escovação. Esses restos de alimentos ajudam na proliferação das bactérias.

O problema é que essas bactérias produzem ácidos que atacam o esmalte dentário, um caminho para a cárie.

A placa também ajuda na inflamação das gengivas (gengivite), quadro que pode evoluir para a doença periodontal — que afeta a estrutura de sustentação dos dentes e pode provocar a perda do elemento dental.

O que é tártaro?

O tártaro, também chamado de cálculo dental, é a placa bacteriana acumulada na superfície do dente e calcificada. Isso ocorre quando ela não é removida com a escovação.

Esse problema é facilmente observável, porque deixa a linha da gengiva ou a região entre os dentes com a cor amarela ou marrom e pode causar mau hálito. Assim como a placa, se não for tratado, abre espaço para a cárie, gengivite e doença periodontal.

O tártaro interfere na aparência porque deixa os dentes manchados, situação que piora com o tabaco ou com o consumo excessivo de café, chás, vinhos ou outros alimentos com corantes.

Como tratar

Ao contrário da placa bacteriana, que pode ser removida com a escovação eficiente, o tártaro só pode ser retirado no consultório. O dentista faz o procedimento de profilaxia (limpeza mais completa) e raspagem para retirar essa camada calcificada. Dependendo da situação, pode ser necessária mais de uma sessão para a remoção completa.

Como prevenir a placa bacteriana e tártaro?

É muito fácil ficar livre desses problemas que podem trazer sérias consequências para a saúde bucal. Basta ser disciplinado com a escovação!

É preciso escovar os dentes sempre após as refeições e antes de dormir. Utilize um creme dental com flúor e faça movimentos suaves com a escova em todas as faces do dente. Nada de pressa nesse momento! Não se esqueça de passar o fio dental para ter certeza de retirar todos os restos de comida.

Alimentos ricos em açúcar e amido devem ser consumidos com moderação, pois são os ingredientes principais para a formação de placa, tártaro e cáries.

Por fim, é indispensável comparecer às consultas odontológicas a cada 6 meses e fazer uma avaliação completa da saúde bucal.

Com medidas simples, você previne placa bacteriana e tártaro. Fique atento aos cuidados de higienização bucal e tenha um sorriso sempre bonito e saudável!

Que tal agendar uma consulta com o dentista? Aproveite e entre em contato com a equipe de especialistas da Odonto Ágape!