Por que não devemos esquecer os cuidados básicos com os dentes?

Tempo de leitura: 3 minutos

Mau hálito, inflamação na gengiva e até a famosa cárie. Essas são algumas das complicações decorrentes da falta de cuidados com os dentes.

É preciso ter hábitos diários para não deixar que a saúde bucal seja comprometida. Quer saber de alguns? Então, acompanhe este texto e conheça quatro aspectos que devem ser considerados para ter um bom sorriso.

1. Escove os dentes ao longo do dia

Pode parecer absurdo, mas muita gente esquece ou deixa para escovar os dentes apenas antes de dormir. Para ter uma boa saúde bucal, é essencial escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia.

Ou, então, depois de fazer uma refeição, principalmente se for doce. Esse tipo de alimento ajudar a formar uma placa bacteriana ideal para o surgimento de cáries.

2. Tenha cuidado com o modo de escovar

Você pode ter a melhor escova de dentes e o melhor creme dental, mas se não souber usá-los corretamente, vai deixar a sua saúde bucal em risco.

O modo correto é não pressionar muito a escova sobre os dentes e gengiva, que é muito sensível e pode se retrair.

É preciso evitar fazer movimentos em uma única direção. Para limpar os dentes, tanto na parte interna quanto externa, é recomendado fazer movimentos circulares. É importante também dividir a boca em partes para não se esquecer de higienizar todos os dentes.

3. Frequente o dentista regularmente

Muita gente termina de fazer um tratamento no dentista e acha que pode ficar um bom tempo sem procurá-lo. É aí que está o perigo! É preciso visitar o dentista com mais frequência para justamente prevenir complicações e, se elas já existem, poderem ser tratadas mais rapidamente.

O período ideal para essas visitas pode ser de seis em seis meses. Em caso de pacientes diabéticos, essa frequência deve ser maior pelo fato de eles serem mais vulneráveis a inflamações bucais.

4. Faça uso do fio dental

Mesmo tendo cuidado com a escova de dentes e o creme dental, existem pessoas que se esquecem de passar o fio dental. Ele é primordial para remover os resíduos de alimentos que acumulam entre um dente e o outro. O fio dental faz o serviço de limpeza que a escova não consegue fazer.

Para se ter uma ideia, o mau uso do fio dental, ou então esquecer de passar nos dentes de trás, faz com que restos de comida se juntem e inflamem a gengiva.

O fio dental dever ser usado todos os dias, após as refeições. Deve-se usar boa quantidade do fio para ter ele firme e enrolado nas pontas dos dedos. Isso ajuda a fazer a limpeza com mais eficiência.

Esses foram alguns cuidados com os dentes que você precisa ter. A visita ao dentista também é importante para auxiliar as pessoas com dentes sensíveis. Esse tipo de condição pode ser causado por uma escovação incorreta e inflamação na gengiva. Quanto antes diagnosticado o problema, melhor vai ser o tratamento e o conforto do paciente.

Você tem passado por algum problema dentário? Alguma dor ou mancha nos dentes? Conte para a gente deixando o seu comentário neste post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *