Você sabe como fazer a higiene bucal noturna? Confira!

Tempo de leitura: 3 minutos

Alguma vez você já foi dormir sem antes fazer a sua higiene bucal noturna? Para muita gente isso acaba se tornando até mesmo um hábito, mas é importante saber que não escovar os dentes a noite pode trazer sérios prejuízos para a saúde bucal.

Neste post explicaremos porque é tão importante fazer essa higienização antes de ir dormir. Confira a seguir quais os prejuízos que a falta dela pode acarretar e a forma correta de realizá-la. Continue lendo!

Por que é tão importante fazer a higiene bucal noturna

A recomendação de todos os dentistas é que a higiene bucal seja realizada sempre após cada refeição. O intuito é evitar que a placa bacteriana se acumule proliferando micro-organismos que causam doenças bucais.

Apesar de ser fundamental escovar os dentes ao longo do dia, a higienização bucal noturna é a mais importante de todas. O ideal é que antes de dormir, as pessoas escovem seus dentes.

Isso porque durante a noite a nossa boca produz menos saliva e acaba ficando mais seca. Esse líquido é responsável não somente por manter os tecidos hidratados, mas também por equilibrar o PH bucal e proteger os dentes contra o ataque de bactérias.

Assim, quando dormimos não temos a proteção da saliva e, se os dentes não estiverem bem escovados, as bactérias têm um caminho livre para se proliferarem. A consequência de todo esse processo são as maiores chances de desenvolvimento de cáries, gengivite, tártaro, entre muitos outros problemas.

Como fazer essa higienização do jeito certo

Na hora de fazer a higiene bucal noturna você não pode ter preguiça. Apesar de estar cansado e já desejando ir dormir, é fundamental dedicar um tempo para esse cuidado, que deve ser feito com muita atenção. Siga as etapas a seguir:

Faça um bochecho

Antes de iniciar a higiene bucal, faça um bochecho com água para eliminar resíduos maiores que possam estar presos em seus dentes. Ela deve ser feita apenas com água, somente para retirar esses restos e facilitar a escovação.

Passe o fio dental

O fio dental deve ser usado antes da escovação para eliminar os resíduos que estiverem presos entre os dentes e na linha da gengiva. Procure sempre usar um pedaço limpo de fio para cada vão, passando por todas as faces do dente e estendendo até a gengiva. Depois, enxágue a boca com água.

Escove os dentes

Com uma escova de cerdas macias e um creme dental enriquecido com flúor escove todos os dentes em todas as suas faces. Faça movimentos delicados sem colocar muita força para não acabar machucando a gengiva. Enxágue bem a boca com água.

Higienize a língua

A língua pode ser limpa com a mesma escova utilizada para higienizar os dentes. Nesse caso faça movimentos de trás para frente como se estivesse varrendo, para puxar a sujeira do fundo para a ponta da língua. Se preferir pode usar um limpador de língua. O importante é que todos os resíduos sobre elas sejam eliminados.

Não se esqueça de que essas etapas devem ser cumpridas todos os dias para que você possa manter os seus dentes saudáveis. Além disso, os cuidados em casa precisam ser complementados com as visitas periódicas ao dentista para que ele realize procedimentos que só podem ser feitos no consultório.

A higiene bucal noturna é fundamental para prevenir diversos problemas odontológicos. Então, não negligencie esse cuidado e sempre proceda todas as etapas para você ter certeza de que o seu sorriso estará protegido enquanto você dorme. Gostou dessas informações? Então confira outros temas interessantes como esse acompanhando nossas postagens no Facebook.