Afinal, com que frequência devo ir ao dentista?

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem se preocupa de verdade com a saúde bucal, além de escovar os dentes após as refeições e antes de dormir, deve ir ao dentista regularmente. Na consulta odontológica, é possível saber se está tudo bem com os dentes e outras estruturas da boca, realizar exames (se necessário), fazer aquela limpeza caprichada e aplicar flúor.

Mas muitas pessoas têm dúvidas sobre a frequência ideal para ir ao dentista. Para saber essa resposta e garantir a prevenção da sua saúde bucal, acompanhe este post!

Por que é importante fazer o check-up odontológico?

Antes de saber qual o intervalo adequado para ir ao dentista, é preciso entender a importância de fazer o checkup odontológico.

Para manter o sorriso sempre bonito e longe de doenças, é fundamental colocar na agenda as visitas regulares ao dentista. O profissional vai fazer o exame clínico e verificar a condição dos seus dentes, gengivas e outros tecidos da boca.

Muitas doenças começam a aparecer de modo silencioso, sem causar dor ou qualquer outro sintoma. A cárie, por exemplo, passa despercebida quando é superficial. Porém, quando não é tratada, vai desmineralizando o dente, podendo atingir sua raiz e até ocasionar a sua perda.

Problemas em fase inicial

Assim, fazer a prevenção significa se submeter a tratamentos mais rápidos, com menor custo e com menos desgaste dentário, visto que, na maioria das vezes, os problemas de saúde bucal estarão em fase inicial.

É preciso esquecer a ideia de que o dentista só deve ser procurado quando existe dor. As consultas preventivas vão garantir uma boca saudável e são indispensáveis para que você realize a profilaxia — aquela limpeza profissional — e a aplicação de flúor, mineral que protege os dentes contra as bactérias cariosas.

A visita ao dentista também é uma oportunidade para você ficar por dentro de tratamentos odontológicos estéticos, que podem melhorar não só a sua aparência, mas também sua autoestima.

Com qual frequência devo ir ao dentista?

Somente o dentista, conhecendo a sua condição de saúde bucal e seu estilo de vida, pode indicar a melhor frequência para você comparecer às consultas.

Em média, o ideal é que você e todos da sua família façam o checkup odontológico a cada 6 meses. Assim, garantem que seus dentes e boca estão saudáveis.

Entretanto, pacientes com dentes mais sensíveis ou doença periodontal crônica devem ir ao dentista de 4 em 4 meses. O mesmo vale para crianças nos casos em que é preciso controlar a cárie.

Como escolher o melhor profissional?

Para que você receba o melhor atendimento, pode optar por uma clínica ou consultório, mas procure saber se possuem profissionais especializados, experientes e que dominam as técnicas e procedimentos mais recentes da odontologia.

Verifique ainda a infraestrutura do local e se ele conta com equipamentos modernos e uma variedade de tratamentos.

Ir ao dentista regularmente deve fazer parte da sua rotina! Além de realizar a avaliação bucal e tratamentos preventivos, na consulta odontológica, você recebe orientações de higienização e alimentação para manter o sorriso sempre bonito e ter qualidade de vida.

Aqui na Odonto Ágape oferecemos um programa de prevenção para a realização de profilaxia e acompanhamento bucal a cada 4 meses, um compromisso importante para sua saúde.

Agora você já sabe da importância de frequentar o dentista pelo menos duas vezes ao ano. Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também se conscientizem sobre essa medida de prevenção da saúde bucal!