O que é sensibilidade dental e como ela pode ser tratada?

Tempo de leitura: 4 minutos

A sensibilidade dental é um problema comum que deixa os dentes doloridos e sensíveis quando expostos a certos fatores. Tomar um saboroso sorvete ou um café bem quentinho, em vez de ser prazeroso, se torna um grande tormento, porque provoca uma dor intensa e aguda.

Essa hipersensibilidade nos dentes acontece quando o esmalte, tecido mineral que o reveste, fica mais fino ou poroso. Com isso, as variações extremas de temperatura acabam chegando até os nervos e causando a dor. Isso também acontece com doces e alimentos ácidos.

Embora seja uma condição incômoda, é possível conviver bem com a sensibilidade, e nós vamos falar sobre isso neste post. Você entenderá o que pode causar esse problema, como ele pode ser tradado e ainda daremos dicas de cuidados para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de quem tem sensibilidade. Acompanhe.

Causas da sensibilidade

Diversos fatores podem provocar a sensibilidade dental, já que o problema se caracteriza por uma alteração na estrutura do esmalte. Algumas dessas causas são:

Dieta desequilibrada

O consumo excessivo de frutas cítricas e outros alimentos ácidos altera o pH da boca. Isso provoca desgaste do esmalte e acaba deixando a polpa do dente desprotegida. O consumo excessivo de refrigerantes provoca o mesmo efeito, e quando a alimentação tem baixo teor nutricional, os dentes não recebem os nutrientes que precisam para se manterem fortes.

Higiene inadequada

A higienização inadequada favorece a proliferação de bactérias e altera o pH da boca, causando a erosão dentária. Também afeta a gengiva e causa sua retração, expondo a raiz dos dentes, parte que é muito sensível.

Dente quebrado

Quando um dente se quebra, ele perde seu esmalte e a polpa fica exposta. Por ser um tecido nervoso, a dor se manifesta quando algo entra em contato com ele.

Certos tratamentos

O uso de alguns medicamentos também causa problemas para os dentes, como no caso dos broncodilatadores. O clareamento dental, se não for realizado da forma adequada, também pode estimular a sensibilidade.

Escova e/ou escovação incorreta

Escovas de cerdas duras causam a retração gengival e o desgaste do esmalte dentário. A força excessiva aplicada na escovação aumenta o atrito no esmalte e também retrai a gengiva.

Problemas bucais

Erosão dentária, cáries, exposição radicular, problemas de canal (pulpite) são algumas complicações bucais que deixam os dentes sensíveis. O bruxismo também é uma causa, porque provoca o desgaste do esmalte.

Opções de tratamento

A boa notícia para quem sofre com sensibilidade dental é que esse problema pode ser controlado. Nem sempre é possível revertê-lo, mas o paciente pode conviver com a sensibilidade levando uma vida normal.

O tratamento dever ser recomendado pelo dentista, mas algumas opções são a aplicação de flúor em gel para fortalecer o esmalte, a troca da escova e do creme dental e ainda intervenções cirúrgicas na gengiva, se for preciso realizar enxertos.

O dentista também pode aplicar facetas, lentes de contato, coroas e blocos de porcelana para restaurar um dente danificado. Com isso, a polpa fica protegida novamente e a sensibilidade é controlada.

Cuidados necessários com os dentes sensíveis

Para conviver com a sensibilidade dental, é preciso compreender que serão necessários cuidados constantes, a fim de manter o equilíbrio da saúde bucal. Esses cuidados também evitam agressões ao esmalte, garantindo sua integridade, são eles:

  • fazer acompanhamento profissional periódico;
  • usar escova de cerdas macias;
  • preferir produtos para dentes sensíveis;
  • evitar alimentos muito quentes ou frios;
  • moderar o consumo de alimentos ácidos,
  • manter uma boa higienização;
  • evitar tabaco e bebidas alcoólicas.

Vale lembrar que é preciso seguir as recomendações do dentista, porque os cuidados podem variar em cada caso e ele indicará os melhores produtos para evitar o desconforto e as dores.

Na Odonto Ágape, você encontra o suporte que precisa para controlar a sensibilidade dental e manter a saúde bucal em equilíbrio. Somos um consultório moderno que preza pela qualidade no atendimento, a segurança e o conforto de nossos pacientes, oferecendo opções de tratamento para dentes sensíveis.

Você não precisa fazer sacrifícios para não sentir a dor da sensibilidade dental! Entre em contato conosco para iniciar o seu tratamento.