Cirurgia de implante dentário e os cuidados no pós-operatório

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem perdeu um ou mais dentes pode voltar a sorrir sem medo depois de realizar a cirurgia de implante dentário. É uma tecnologia avançada na odontologia que, além da estética, promove qualidade de vida e autoestima para os pacientes.

Os implantes têm altas taxas de sucesso, já que são feitos em titânio, um material biocompatível, ou seja, não é rejeitado pelo organismo. Contudo, para que tudo dê certo e a recuperação seja rápida, é preciso que haja a cooperação do paciente.

Você sabe quais os cuidados o paciente deve ter no pós-operatório? Neste artigo, vamos listar as recomendações dos implantodontistas que devem ser seguidas à risca depois da cirurgia. Acompanhe!

Repouso nos primeiros dias

O corpo precisa se recuperar após qualquer cirurgia e, no caso da colocação de um ou mais implantes, isso não é diferente.

Por isso, é essencial repousar nas 48 horas após o procedimento para prevenir edemas, sangramentos e infecções.

Porém, ao deitar, utilize almofadas ou um travesseiro extra para deixar a cabeça reclinada, evitando maior fluxo sanguíneo na região do implante. Não deite sobre o lado operado.

Evite se esforçar ou abaixar a cabeça. Peça ajuda de um familiar para a realização de algumas tarefas.

Medicamentos indicados

Geralmente, o dentista indica analgésicos e anti-inflamatórios após a cirurgia de implante. Tome somente os medicamentos prescritos e no intervalo correto.

Evite usar remédios por conta própria, especialmente analgésicos à base de ácido acetilsalicílico (AAS), comercialmente conhecido como Aspirina.

Alimentação especial

Deve haver muito cuidado com a alimentação. Exigir muito esforço da região onde foi colocado o implante pode prejudicar a cicatrização e o sucesso do tratamento.

Dessa forma, nos dois primeiros dias, só consuma alimentos líquidos e gelados. Depois, até o sétimo dia, já é possível consumir, em temperatura ambiente, alimentos cremosos e macios.

No período, deve-se evitar alimentos quentes, duros e crocantes. Evite também bebidas ácidas e com gás. Outro cuidado é não mastigar na área do implante dentário nos primeiros dias.

Compressas geladas

Para diminuir o inchaço e a dor, uma dica é utilizar bolsa de gelo ou compressas geladas no rosto, na região operada, por dois dias.

Isso ajuda na constrição dos vasos sanguíneos, favorecendo a recuperação.

Higienização adequada

No pós-operatório, o paciente não deve se descuidar da higienização de acordo com a recomendação do dentista.

É preciso usar escova e fio dental, limpando dentes e língua.

Acompanhamento periódico

O paciente deve fazer o acompanhamento periódico do implante e de sua saúde bucal no dentista. Assim, caso haja algum problema, será imediatamente identificado e tratado.

Outros cuidados

Para que não haja complicações após os primeiros dias do procedimento de colocação do implante, é necessário também:

  • não fumar;
  • não consumir álcool;
  • não fazer bochechos;
  • não tomar sol;
  • não assoar o nariz;
  • não roer unhas;
  • não morder objetos como pontas de lápis ou canetas.

Caso o paciente sinta muita dor ou verifique um sangramento que não cessa, é importante entrar em contato com o implantodontista para que ele avalie o caso e dê as orientações necessárias.

Para que o pós-operatório da cirurgia de implante dentário seja tranquilo e a recuperação rápida, é essencial que o paciente tome todos os cuidados que listamos acima.

Após as primeiras 48 horas, a pessoa já consegue ter uma vida normal, só é preciso se atentar para a alimentação e medicamentos para que haja sucesso no tratamento.

Gostou de acompanhar as recomendações para uma boa recuperação após a cirurgia de implante dentário? Caso queira mais esclarecimentos, deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *