Sedação: entenda como é feita para implante dentário

Tempo de leitura: 6 minutos

O medo de dentista é um sentimento muito comum, tanto entre crianças quanto pessoas adultas.

Até mesmo os procedimentos mais simples podem causar estresse, tensão e ansiedade, mas para minimizar essas sensações existem recursos como a sedação.

Ela possibilita deixar o paciente mais relaxado para que se sinta confortável durante o tratamento, e isso é fundamental para quem precisa de implantes dentários.

Afinal, trata-se de um procedimento cirúrgico que necessita da cooperação do paciente para ser bem-sucedido.

Neste post explicaremos o que é a sedação, como ela funciona e as vantagens que oferece. Continue lendo e conheça mais esse método para oferecer bem-estar e segurança aos pacientes nas clínicas odontológicas.

O que é a sedação?

A sedação é uma técnica que permite deixar o paciente mais tranquilo durante os tratamentos odontológicos, porque acontece uma redução do seu nível de consciência para que ele não sinta dores, desconfortos, ansiedade ou insegurança durante o procedimento.

É importante saber que não se trata da mesma técnica utilizada para anestesia geral. O paciente apenas permanece em estado de dormência.  Dessa forma, o dentista consegue realizar o procedimento no mesmo dia sem que o paciente fique cansado ou inquieto.

Como a sedação é feita?

Para que o efeito da sedação aconteça de forma mais rápida são utilizados medicamentos por via endovenosa, ou seja, aplicados diretamente na veia do paciente. Por isso, essa técnica é realizada por um médico anestesiologista para garantir a segurança do paciente e a eficácia do procedimento.

Esse profissional também permanece no consultório enquanto o odontologista realiza os procedimentos necessários. Seu papel é monitorar as funções vitais do paciente como a frequência cardíaca, a pressão arterial e a oxigenação do sangue.

Trata-se de uma técnica muito segura, porque além de ser aplicada por um especialista, em comparação com o uso de anestésicos locais ela reduz os riscos para o paciente, e ainda permite que seus sinais vitais sejam controlados, de modo que o indivíduo é assessorado constantemente.

Por que a sedação favorece a colocação de implantes?

O tratamento para colocação de implantes é visto com muita insegurança por uma grande parcela dos pacientes que precisam desse procedimento. Afinal, trata-se de uma cirurgia que envolve várias etapas e provoca um certo receio pelo fato de o dentista trabalhar no tecido ósseo.

Por isso, é muito importante que o especialista ofereça ao seu paciente recursos que minimizem o desconforto e incômodos durante a cirurgia.

Nesse sentido, a sedação permite aliviar o estresse do indivíduo ao mesmo tempo em que facilita o trabalho do implantodontista.

Devemos considerar que a posição para os tratamentos odontológicos não é confortável, e permanecer com a boca aberta durante vários minutos também é desagradável. Mas é necessária a colaboração do paciente para que se possa desempenhar um trabalho mais seguro e com qualidade.

Pelo fato de a colocação de implante ser um processo cirúrgico, a utilização da sedação favorece o trabalho do dentista ao mesmo tempo em que deixa a pessoa mais segura e menos impaciente com a duração do procedimento.

Quais vantagens a sedação oferece?

Um procedimento cirúrgico, ainda que seja simples, provoca tensão e um quadro de estresse no paciente.

Isso fica mais evidente naqueles que são muito ansiosos, têm medo de dentista, apresentam alguma limitação intelectual ou física ou precisam realizar tratamentos muito longos, como no caso da colocação de implantes.

Nesse sentido, tanto o profissional como seus pacientes são beneficiados pela sedação, já que ela reduz a liberação de substâncias na corrente sanguínea que causam o aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, deixando o paciente mais nervoso.

Assim, podemos apontar algumas das suas muitas vantagens.

Redução da ansiedade

Algumas pessoas se sentem inseguras somente pelo fato de estarem sentadas na cadeira do dentista.

A utilização da sedação permite eliminar esse sentimento de ansiedade fazendo a pessoa descansar enquanto o profissional faz o seu trabalho.

Eliminação da dor

Estando com seu corpo relaxado a pessoa fica mais confortável e pode permanecer na mesma posição durante vários minutos, evitando dores musculares.

Não podemos esquecer que a sedação também reduz a resposta do sistema nervoso, o que minimiza a necessidade de anestesia, ou favorece a sua aplicação e eficácia se for preciso usá-la.

Segurança durante o procedimento

Um paciente pode reagir quando sente desconforto durante o tratamento, mesmo que involuntariamente. Mas isso interfere no procedimento e coloca sua segurança em risco.

Estando sedado ele não participa ativamente do tratamento, assim, o implantodontista pode aplicar as técnicas com mais segurança e precisão.

Tratamento com mais qualidade

Para alcançar bons resultados na colocação de implante é muito importante que a técnica seja aplicada de forma precisa.

Como a sedação mantém o paciente na mesma posição, fica mais fácil para o profissional realizar um procedimento com qualidade, minimizando as chances de erros.

Tudo isso favorece a recuperação no pós-operatório.

Conforto para o paciente

Pelo fato de o paciente estar com sua consciência alterada, ele não sente medo, a ansiedade permanece controlada e o seu corpo não apresenta tensões, assim, ele se sente muito mais confortável.

Não fica nervoso ou irritado, desejando que tudo acabe logo e isso traz mais bem-estar, além de não haver experimentar alterações orgânicas.

Melhor aceitação do tratamento

Como a pessoa não passou por nenhuma experiência traumatizante durante o tratamento a sua aceitação dele é muito maior.

Se ela precisar de novos procedimentos não hesitará em procurar o dentista, porque sabe que não há o que temer e a dor e o desconforto ficarão bem distantes.

A sedação é uma das técnicas que ajudam a oferecer mais conforto para o paciente, valorizando o trabalho do especialista.

Faz toda diferença na colocação de implantes porque esse procedimento é um pouco mais complexo, porém, beneficia a todos que precisam de tratamentos odontológicos, já que minimiza o medo e aumenta o bem-estar.

Quer saber mais a respeito de sedação na odontologia e outros meios de cuidar melhor da sua saúde bucal? Então entre em contato conosco e converse com nossos especialistas!