Dor no dente: o que fazer e o que não fazer quando ela ocorre

Tempo de leitura: 3 minutos

A dor nos dentes é um dos problemas odontológicos que mais afeta a população. Nessa hora, é comum buscar soluções rápidas e fáceis para resolver o problema e acabar realizando procedimentos que podem piorar a estrutura dentária, causando mais danos a médio e longo prazo.

Mas, afinal, o que fazer quando surge a dor no dente? É possível resolver o problema em casa? Confira as respostas a essas e outras perguntas aqui no post!

Quais as causas da dor no dente?

A dor no dente pode ser provocada por diversos problemas bucais, incluindo:

  • cáries;
  • infecções e abscessos bucais;
  • gengivite e doença periodontal;
  • acúmulo de alimentos entre os dentes;
  • retração gengival;
  • problemas na polpa do dente;
  • bruxismo;
  • problemas da articulação temporomandibular;
  • dentes quebrados.

O que fazer para aliviar a dor?

Vá ao dentista

A dor no dente não deve ser ignorada: é sempre um alerta de que algo não vai bem. A única forma de descobrir a causa e corrigir o problema definitivamente é passando por uma avaliação profissional para realizar o tratamento adequado.

Use o fio dental e escove os dentes

Em alguns casos, pequenos pedaços de alimentos ficam presos entre os dentes e a gengiva, irritando o local e provocando dor.

Use o fio dental para limpar bem esses espaços e escove os dentes de forma delicada. Mesmo quando a dor não é aliviada, a higiene bucal ajuda a manter os dentes limpos e reduzir o risco de infecções.

Enxágue a boca com água morna e sal

Faça uma mistura de água morna com uma pequena quantidade de sal (cerca de uma colher de chá) e utilize-a para enxaguar a boca algumas vezes ao longo do dia. Isso ajuda a aliviar a dor e a manter o local mais limpo.

Faça compressas de gelo

O gelo tem poder anestésico e ajuda a reduzir o fluxo sanguíneo para o local, aliviando a dor e os outros sintomas inflamatórios. Mas é importante não deixar o gelo entrar em contato direto com a pele ou com a mucosa da boca para não provocar queimaduras ou irritações.

Evite alguns alimentos

Para ajudar a reduzir a dor, é melhor optar por alimentos frios, líquidos e macios. Dessa forma, os dentes não têm de exercer uma pressão muito forte e são menos afetados durante a mastigação.

Portanto, consuma grandes quantidades de água e sucos gelados, e evite alimentos fibrosos (como carnes) e duros (balas, rapadura, amendoim, pipoca etc.).

E o que não fazer?

Não tome remédios

O uso de medicamentos sem a prescrição de profissionais da área da saúde pode trazer riscos ao seu organismo e mascarar os sintomas da doença. O remédio pode até aliviar a dor, mas não agirá diretamente na causa do problema ou curá-lo, o que atrasa o tratamento e pode trazer mais complicações.

Não confie em soluções caseiras

Chás, sucos, alimentos e soluções caseiras podem ter um papel considerável no alívio e controle momentâneo da dor, mas não são suficientes para promover resolução definitiva para o problema — e podem até piorar a situação. Então, muita calma nessa hora e não confie em receitas e sugestões que envolvam medicamentos ou substâncias potencialmente tóxicas.

Agora que você já sabe mais como lidar com uma dor no dente, descubra, então, os sinais que a boca transmite quando há algo errado com a sua saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *