5 cuidados essenciais para evitar cáries em adultos

Tempo de leitura: 4 minutos

A cárie é uma doença bucal bastante comum e atinge tanto adultos como crianças. É um problema fácil de ser prevenido, porém, caso não tratado, pode causar até a perda do dente. Mas como evitar cáries?

A prevenção é bastante simples e inclui mudanças no estilo de vida, como a alimentação e hábitos de higiene bucal. Quer saber mais como proteger seus dentes das cáries? Continue a leitura!

1. Escove os dentes corretamente

Sabemos que as crianças são mais propensas às cáries por serem mais descuidadas com a higiene bucal. Mas saiba que tem muito adulto por aí com os dentes careados porque também não se preocupam com a escovação.

A recomendação é simples: escove os dentes depois das refeições e antes de dormir! Utilize sempre um creme dental com flúor e uma escova de dente de qualidade, que deve ser trocada a cada três meses ou antes, quando as cerdas estiverem desgastadas.

Nada de pressa nessa hora: preste atenção se todos os dentes e superfícies estão sendo escovados. Escove também a língua.

Remove bactérias

A escovação é importante porque remove o acúmulo de placa, que é uma camada de bactérias! Isso mesmo: caso elas fiquem ali por muito tempo, começam a deteriorar o esmalte do dente, abrindo a cavidade de cárie!

Se você almoça fora de casa, lembre-se sempre de carregar um estojo com os itens de higiene bucal.

É muito importante escovar os dentes antes de dormir, pois a salivação diminui no sono e pode contribuir para o aumento das bactérias na boca.

A higiene bucal adequada é a melhor arma para prevenir as cáries. É só incluir esse hábito em sua rotina que você evita esse e outros problemas bucais.

2. Use fio dental

Quando for escovar os dentes, não deixe de usar o fio dental. Só com ele você consegue remover restos de comida e bactérias entre os dentes, onde a sua escova não alcança.

Muita gente acha que dá trabalho passar o fio. Não é verdade! Se você fizer isso em frente ao espelho vai ver como é rápido.

O ideal é passar o fio dental antes da escova de dente para que a remoção dos restos de alimentos seja mais completa.

Além de cuidar melhor dos seus dentes, ao usar o fio dental você garante também que sua gengiva estará saudável.

3. Diminua o açúcar

É preciso prestar atenção ao que você come. Alimentos e bebidas açucarados são um prato cheio para a cárie.

Evite doces, pães, balas, refrigerantes, sucos de caixinhas e outros produtos industrializados, como bolachas recheadas! Se possível, escove os dentes após ingerir esses alimentos.

Amigos dos dentes

Existem alguns alimentos que são amigos dos dentes, pois ajudam a deixar a boca menos ácida, prevenindo a cárie. Alguns eles: goiaba, maçã, cenoura, pepino e rabanete!

4. Beba bastante água

Tome bastante água. A água aumenta a salivação, o que ajuda na remoção das bactérias que causam as cáries. Para não esquecer, mantenha sempre uma garrafa de água por perto.

Muitas pessoas são mais propensas a ter cáries por conta da pouca salivação. A chamada boca seca ou xerostomia pode ser devido à idade avançada, alguns medicamentos ou tratamentos, como quimioterapia.

5. Visite o dentista regularmente

Para finalizar, visite o dentista a cada seis meses. Ele fará uma avaliação da sua boca e identificará problemas, caso houver.

O bruxismo, por exemplo, se não for tratado, pode provocar trincas nos dentes, facilitando o acúmulo de bactérias e a cárie.

Pessoas com doenças sistêmicas podem ter os dentes mais enfraquecidos e também ser mais suscetíveis às cáries. Por isso, devem ir ao dentista com mais frequência.

A cárie pode causar mau hálito, dor e, se não tratada, pode infeccionar a raiz dos dentes. Em casos extremos, ela deteriora o dente, sendo necessária a extração. A boa notícia é que é muito fácil evitar cáries! É só ser regrado com a higienização bucal e ficar mais atento com a dieta.

Fique por dentro de outros assuntos relacionados à saúde bucal, seguindo a nossa página do Facebook!