Saúde Bucal e Qualidade de Vida em Belo Horizonte: existe relação?

Tempo de leitura: 4 minutos

Diversos pontos vêm à nossa mente quando falamos sobre viver bem, não é mesmo? Mas você já parou para pensar que o nosso sorriso interfere bastante na nossa satisfação pessoal? Na verdade, é preciso saber que a saúde bucal e qualidade de vida têm uma relação bem próxima.

Neste post, explicaremos como o seu bem-estar se relaciona com dentes saudáveis e bonitos. Continue lendo e descubra que os cuidados com a saúde bucal têm reflexos muito mais extensos do que podemos imaginar.

Qual a relação entre saúde bucal e qualidade de vida?

Desde pequenos somos instruídos a cuidar de nossos dentes e o principal motivo é evitar a formação de cáries. Contudo, é importante lembrar que a saúde bucal envolve muitos outros pontos, como bons hábitos e uma alimentação equilibrada. Tudo isso com foco em manter a boca saudável para termos mais qualidade de vida. Nesse sentido, além de dentes brancos, estão envolvidos os seguintes fatores nessa relação:

Autoestima

Saúde bucal e qualidade de vida estão diretamente relacionadas com a autoestima. Sorrir à vontade, não ter vergonha dos dentes e gostar da aparência é essencial para sentir-se satisfeito consigo mesmo e ter admiração por sua imagem.

A autoestima é fundamental para que valorizemos a nós mesmos e não tenhamos medo de seguir nossos planos, traçar metas e realizarmos nossos sonhos.

Sociabilidade

Dentes bem cuidados e um belo sorriso também interferem na forma como nos socializamos com as pessoas. Afinal, quando estamos seguros com nossa saúde bucal, não temos medo de sorrir, de conversar próximo de alguém, tirar fotos e fazer vídeos.

E esse fator reflete na vida profissional e pessoal já que ajuda a diminuir a timidez e a elevar a confiança, uma vez que passamos a não ter medo de sermos julgados ou rejeitados.

Saúde orgânica

Saúde bucal e qualidade de vida se relacionam com o equilíbrio orgânico. Afinal, os problemas que acontecem na boca não ficam restritos somente a essa parte do corpo. Os micro-organismos que se formam a partir das doenças bucais podem migrar para outros órgãos, como coração e o pulmão, por exemplo.

Quando isso deve ser uma preocupação?

A maneira como cuidamos dos nossos dentes influencia em diversos aspectos, por isso o estado da nossa saúde bucal deve ser uma preocupação presente desde sempre. Não existe uma faixa etária correta para iniciar os cuidados bucais, assim, todas as pessoas podem ser influenciadas de forma positiva ou negativa por causa do aspecto do seu sorriso.

Veja a seguir por que é importante que todos passem por consultas regulares com o dentista:

Crianças

Crianças precisam ser acompanhadas por um dentista assim que os dentes de leite começarem a nascer. Nessa fase, elas já estão propensas a desenvolverem problemas bucais e, como estão em desenvolvimento, o acompanhamento de um especialista assegura seu crescimento saudável.

Jovens

Adolescentes vivem numa fase complicada, cheia questionamentos e dúvidas, por isso é importante que se sintam confiantes com seu próprio corpo, que já passa por muitas mudanças. Os cuidados bucais reforçam sua autoestima e asseguram que entrarão na idade adulta com mais saúde.

Adultos

Nessa fase, o organismo começa a apresentar os primeiros sinais de degeneração em função da idade. Somado às preocupações e à vida corrida, isso gera complicações para saúde bucal, sendo essencial manter os cuidados e o suporte profissional. Além de preservar os dentes, também é uma forma de adquirir autoconfiança.

Idosos

Na terceira idade, diversas doenças bucais costumam se manifestar, isso em função das condições orgânicas típicas dessa faixa etária. Assim, é fundamental manter o acompanhamento odontológico para garantir que esses problemas sejam tratados logo no início, a fim de aproveitar a melhor idade.

Percebeu como saúde bucal e qualidade de vida estão totalmente relacionadas entre si em todas as fases da nossa vida? Por isso, não negligencie os cuidados com seus dentes e os tecidos da boca. Agende ainda hoje a sua visita ao dentista e conte com esse profissional para que você possa viver melhor e cada dia mais saudável.

Entre em contato com a Odonto Ágape e marque uma consulta com um de nossos profissionais para começar ainda hoje os cuidados com seu sorriso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *