Ortodontia em BH: quando a criança deve colocar aparelho?

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você está procurando por um bom serviço de ortodontia em BH para atender ao seu filho, mas ainda não tem certeza se se ele está na idade certa para começar a usar aparelho, então vai gostar das informações deste artigo.

Continue lendo, pois vamos explicar para você qual é o tempo certo para a criança começar um tratamento ortodôntico. Também mostraremos a importância de corrigir o posicionamento dos dentes ainda na infância. Acompanhe!

Crianças também precisam do tratamento de ortodontia?

Não é cedo para você procurar um tratamento de ortodontia para o seu filho. Isso porque, quando a criança atinge os três anos de idade, já é possível notar desvios na arcada dentária e nos ossos faciais.

A indicação do momento certo para colocar o aparelho é definida conforme o quadro clínico do paciente. Os aparelhos apenas não são recomendados para crianças muito pequenas, em função da necessidade de manter o uso, os cuidados essenciais e fazer a correta higienização bucal.

Por isso, são mais indicados a partir dos cinco anos de idade, quando a criança já tem maturidade para entender a necessidade do tratamento. Mas isso pode variar em função da necessidade de cada um.

É necessário esperar os dentes de leite caírem para colocar aparelho?

Os aparelhos não são utilizados apenas para corrigir a posição dos dentes permanentes, por isso, não é necessário esperar que os dentes de leite caiam para procurar um bom tratamento de ortodontia em BH.

As indicações do aparelho são diversas, porque eles ajudam a atenuar ou corrigir problemas nos ossos faciais, como na projeção do maxilar e na mordida cruzada. Também garantem que haverá espaço para os dentes permanentes e corrigem a postura da língua.

O profissional pode indicar o uso de um aparelho ortopédico, mais eficaz em alguns casos. E para alguns pacientes, ele intervém na reeducação de hábitos e comportamentos, como na retirada da chupeta.

Quais são os benefícios de começar o tratamento cedo?

É natural que os pais deixem para buscar um tratamento de ortodontia para as crianças depois que elas já estão mais velhas ou até mesmo apenas quando atingem a adolescência. Isso é feito com o intuito de evitar desconfortos e poupar os filhos dessa responsabilidade.

Na verdade, com essa atitude trazemos mais prejuízos para a saúde bucal do que benefícios para o desenvolvimento dos pequenos. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado melhor é a resposta do organismo.

Assim conseguimos atenuar os tratamentos no futuro ou até mesmo eles não serão mais necessários. A criança precisará usar o aparelho por menos tempo, e isso significa mais conforto para ela e economia para você.

Existem opções de aparelhos ortodônticos e ortopédicos mais confortáveis e discretos. Por isso, as crianças podem realizar o tratamento com menos incômodos e sem prejuízos para sua aparência.

O aparelho ajudará ainda na aceitação da própria imagem, possibilitando uma melhor socialização e mais autoestima. Nessa fase de crescimento e descobertas, é importante ter autoconfiança e segurança para interagir com o mundo. E o tratamento ortodôntico ajuda nesse sentido.

Além disso, o mau posicionamento dos dentes também interfere na dicção da criança, na mastigação e, em alguns casos, na respiração. Por isso, fazer as devidas correções tanto da arcada dentária como dos ossos faciais também ajudará no desenvolvimento geral, trazendo mais saúde orgânica.

Então, se você está procurando o melhor tratamento de ortodontia em BH para seu filho, continue. O quanto antes vocês tiverem a assessoria de um bom profissional, melhor será para obter resultados mais rápidos e mais satisfatórios.

Continue aprendendo como cuidar bem da sua saúde bucal e de toda a sua família. Assine a nossa newsletter e receba conteúdos e novidades em primeira mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *