Confira as indicações para o uso de aparelho invisível em BH

Tempo de leitura: 6 minutos

Embora seja muito comum que pessoas em diferentes faixas etárias precisem realizar tratamentos ortodônticos, o uso de aparelhos ainda é associado às crianças e aos adolescentes. Por isso, para quem deseja discrição no tratamento, já existe a opção do aparelho invisível.

Com ele, é possível corrigir a posição dos dentes sem que isso chame a atenção de outras pessoas. É especialmente por essa característica que a técnica tem favorecido adultos que desejam valorizar seu sorriso.

Neste post, explicaremos o que é o aparelho invisível, suas características, seus benefícios e quando são indicados. Continue a leitura para saber mais sobre essa opção da ortodontia.

Conheça os aparelhos invisíveis

Quando falamos em aparelho ortodôntico, a primeira imagem que nos vem à mente são os fixos e metálicos, comumente associados a adolescentes. Logo, esse tipo de tratamento ainda é visto por muitos como “coisa de criança”. Motivados por essa ideia, adultos que não fizeram tratamento na juventude acabam convivendo com dentes desalinhados.

Isso acontece porque na idade adulta é preciso pensar ainda mais na estética do sorriso, já que a imagem, além de influenciar a vida social, impacta a profissional. Felizmente, já existe solução e o tratamento com aparelho invisível tem se tornado cada vez mais popular.

Esse tipo de aparelho, também chamado de alinhador, não é um método tão recente. Desde meados dos anos 1990 ele está presente entre os tratamentos da ortodontia e nos últimos anos passou por inovações e também a ser mais divulgado.

estética é cada vez mais valorizada nos tratamentos odontológicos e esse tipo de aparelho é ideal para quem precisa da correção e não quer evidenciar que está alinhando a posição de seus dentes. Afinal, o material de fabricação dos alinhadores é o acetato, um tipo de plástico incolor.

Os aparelhos são confeccionados de forma personalizada, como as placas para proteger os dentes de quem tem bruxismo ou as utilizadas para clareamento dental caseiro. O paciente encaixa o molde em seus dentes e eles são movidos discretamente.

Indicação

Os alinhadores invisíveis são indicados para pessoas que desejam realizar um tratamento ortodôntico de forma mais discreta. Assim como os fixos e os móveis de metal, eles visam a corrigir a posição de dentes desalinhados.

É importante ressaltar que embora a maioria dos casos possa ser tratada com o aparelho invisível, ele não é indicado em todas as circunstâncias. Ele não é adequado para corrigir desalinhamentos muito expressivos, por exemplo.

Suas limitações envolvem problemas como a necessidade de cirurgia ortognática, molares muito inclinados e tracionamentos. Por isso, é importante consultar um bom profissional para lhe orientar sobre alguma especificidade no seu quadro ou se os alinhadores podem ser utilizados sem problemas.

Etapas do tratamento

O intuito da utilização de aparelhos invisíveis é realizar um tratamento discreto e funcional. Para que tudo corra bem e os resultados desejados sejam alcançados no tempo ideal, é fundamental que as etapas sejam cumpridas com precisão.

O primeiro passo é a realização da consulta de avaliação com o dentista. Ele observará a saúde bucal do paciente, as características que precisam ser corrigidas e os objetivos do tratamento. Isso é necessário para definir se o uso desse aparelho é a melhor opção.

Se for o caso, o profissional fará tratamentos para remoção de cáries, do tártaro e outros devidos cuidados. Em seguida, é feito o planejamento digital do sorriso, com base em imagens reais dos dentes que serão ajustados.

O dentista, então, planeja como ficará o sorriso ao final do tratamento. É por meio desse planejamento que ele define a quantidade correta de alinhadores. O paciente pode acompanhar o processo e saber como seus dentes ficarão após a correção.

Ao longo do tratamento, para que os dentes se movam para a posição ideal, é preciso trocar o alinhador. Isso é fundamental porque depois que os dentes se adaptam ao aparelho, ele perde a eficácia, o que requer uma substituição por outro ligeiramente mais alinhado para continuar estimulando a movimentação.

Essa troca é realizada em média a cada 15 dias ou conforme a necessidade de cada um. Por isso, é importante seguir a recomendação do dentista para que as trocas sejam feitas no intervalo certo, a fim de terminar o tratamento no prazo esperado. Em média o processo dura cerca de um ano.

É preciso entender que o tempo de utilização no dia a dia deve ser respeitado para que os dentes se movam como esperado. O ideal é que o paciente use o alinhador cerca de 18 a 22 horas por dia. Usar por menos horas do que o indicado não estimulará a movimentação e os dentes permanecerão no mesmo lugar. Outra possibilidade é que o resultado já alcançado regrida.

Benefícios do alinhador invisível

O aparelho invisível oferece vantagens e benefícios para quem opta por ele. São fatores que envolvem tanto a imagem como a funcionalidade e praticidade no dia a dia. Conheça alguns a seguir:

Resultados planejados

Como dito, o planejamento do resultado final da aparência do sorriso é realizado junto ao paciente. Por isso, ele já sabe com antecedência o que esperar após o uso do alinhador. As placas são confeccionadas para chegar ao resultado planejado e o aparelho, desde que usado corretamente, cumpre seu papel de forma eficaz.

Melhor estética durante o tratamento

O aparelho invisível é transparente e totalmente discreto, por isso, sua crescente popularidade se justifica pelo fator estético. Ele não é facilmente percebido enquanto está sendo utilizado e nem mesmo aparece em fotografias ou vídeos. O alinhamento dos dentes é corrigido sem a necessidade de passar pelo sorriso metálico.

Remoção do alinhador para se alimentar

Outro grande benefício é que ele pode ser retirado da boca na hora das refeições. Assim, não existe o desconforto de sentir resíduos presos no aparelho e também é possível comer de tudo sem preocupações.

Facilidade para higienizar os dentes

Como o aparelho pode ser removido, a higienização também transcorre sem complicações. É possível escovar perfeitamente os dentes como antes do tratamento, usar o fio dental e manter o equilíbrio da saúde bucal durante todo período de uso do alinhador.

O aparelho invisível é a opção ideal para quem precisa corrigir a posição de seus dentes, mas não quer comprometer sua aparência. Ele é tão eficaz quanto os demais tipos de aparelho ortodôntico e, por todas as vantagens e benefícios que oferece, é hoje um tratamento muito procurado.

Quer saber mais sobre aparelho invisível? Entre contato com nossos profissionais e agende a sua avaliação!