Por que quem usa aparelho dentário não deve perder a consulta?

Tempo de leitura: 3 minutos

Colocar o aparelho dentário é apenas um dos passos do tratamento ortodôntico. Para que os dentes realmente sigam o planejamento e fiquem alinhados, é necessário ter compromisso e comparecer a todas as consultas de manutenção.

São nessas consultas que o ortodontista tem a chance de reavaliar o tratamento, trocar algumas peças e ter certeza de que os dentes estão se movendo de forma adequada.

Você estava pensando em faltar na próxima consulta de manutenção? Entenda agora por que essas consultas são tão importantes e por que você não deve perdê-las!

Ajuste da tração sobre os dentes

O aparelho ortodôntico funciona com base na força de tração que ele exerce, forçando os dentes a se movimentarem em uma direção específica e, assim, se alinharem.

A cada consulta de manutenção, portanto, é necessário recalcular essa tração e aumentar ou reduzir a força sobre cada bráquete para que o movimento dos dentes seja certeiro e não acabe gerando novos problemas.

Identificação de cáries e outras doenças bucais

Escovar os dentes e usar o fio dental se tornam tarefas mais complicadas com o uso do aparelho dentário, demandando mais tempo, cuidado e utensílios especiais para que a higiene seja completa. Frequentemente, os pacientes acabam se descuidando um pouco e não seguem todas as recomendações.

Isso faz com que a incidência de cáries, mau hálito, manchas amareladas nos dentes, doença periodontal e outros problemas bucais aumente consideravelmente.

Na consulta de manutenção, o dentista pode avaliar a saúde dentária e diagnosticar precocemente qualquer alteração, oferecendo um tratamento adequado e também novas orientações de como o paciente pode evitar esses problemas.

Manutenção do aparelho

À medida que nos alimentamos com o aparelho, as peças vão se degradando e perdendo a sua força. As ligaduras elásticas e as borrachinhas que prendem o fio metálico aos bráquetes, por exemplo, se tornam frouxas a cada mês e não conseguem mais cumprir sua função. Algumas peças  podem até se quebrar ou soltar dos dentes com o tempo.

Por isso, na consulta de manutenção, o dentista pode trocar cada elástico e renovar qualquer peça com defeito para garantir que o aparelho volte a funcionar de forma adequada.

Controle da dor

Nos primeiros meses do uso de aparelho, é comum que o indivíduo sinta desconforto e até dores nos dentes. As consultas de manutenção são um ótimo momento para que o paciente ofereça um feedback para o dentista quanto ao tratamento e solicite a prescrição de analgésicos para alívio da dor.

Tratamento mais curto

Quando as consultas de manutenção são feitas no momento certo, o tratamento ortodôntico segue o seu planejamento e termina no tempo previsto. Quando o paciente falta com frequência, no entanto, o tratamento acaba se prolongando à medida que os dentes não se alinham na velocidade esperada e novos problemas surgem com a negligência dos cuidados devidos quando se usa aparelho.

Quer aprender mais sobre os cuidados com o aparelho dentário? Siga nossa página no Facebook e fique de olho nas novidades do blog!