Cuidados essenciais durante tratamentos de ortodontia

Tempo de leitura: 4 minutos

A ortodontia é uma grande aliada no alinhamento e correção da oclusão dos dentes, devolvendo sua funcionalidade, além de trazer ganhos em estética bucal e facial, harmonizando as expressões e o sorriso.

Como em outros tratamentos, a colaboração do paciente é essencial para se chegar aos melhores resultados e evitar problemas por falta de higiene bucal adequada e uso incorreto dos aparelhos.

Neste artigo, listamos 7 dicas de cuidados para quem usa aparelho ortodôntico, fixo, removível ou móvel.

Confira!

1. Use uma escova de cabeça pequena e cerdas macias

Esse modelo permite limpar todas as faces do dente com mais cuidado e suavidade, promovendo uma limpeza eficaz e com menos risco de lesões. O uso de aparelho deixa os dentes e as gengivas mais sensíveis, já que eles exercem uma força mecânica para movimentar os dentes.

Também é comum que os bráquetes do aparelho fixo e outras peças dos removíveis causem microlesões na mucosa bucal, devido ao atrito. Com a escova macia, se reduz a força da fricção, deixando a escovação mais confortável.

2. Use um passa fio

O passa fio é um acessório praticamente obrigatório para quem usa aparelho fixo. Como o nome sugere, ele facilita a passagem do fio dental por entre os bráquetes e as peças de encaixe do aparelho, ajudando a remover restos de alimentos. Se não retirados, esses resíduos causam inflamações e formação de placa bacteriana.

3. Use enxaguante bucal

O enxaguante bucal é um bom aliado para finalizar a limpeza dos dentes, retirando os resíduos que possam estar soltos, mas ainda alojados no aparelho e nos dentes. É importante usar apenas formulações sem álcool, que não agridem as mucosas já fragilizadas pelo uso do aparelho.

4. Evite alimentos duros e pegajosos

Além de poder quebrar partes do aparelho fixo, os alimentos duros podem danificar os dentes, mesmo quando se usa um aparelho móvel. Ao serem movimentados, os dentes perdem estabilidade — por isso a sensação de dente mole. O tecido ao redor do dente é desmineralizado para que ele possa se movimentar e chegar ao lugar desejado (e leva um tempo para que o organismo reforce novamente essa estrutura de sustentação na nova posição).

Alimentos duros devem ser cortados em partes menores antes de ingeridos, para evitar os riscos de quebras e lesões. Alimentos pegajosos, como balas, caramelos e chicletes, não combinam com tratamentos ortodônticos e devem ser evitados, pois grudam nas peças e deixam resíduos que podem causar cáries.

5. Reduza o consumo de bebidas e alimentos pigmentados

Café, vinho, açaí, refrigerantes de cola são produtos que devem ser evitados durante o tratamento ortodôntico pelo risco de causar manchas.

Sem o uso de aparelho, os pigmentos presentes nesses alimentos e bebidas já se prendem ao esmalte dentário, provocando seu escurecimento. O contato dos aparelhos com o dente deixa o esmalte mais poroso, aumentando a aderência dessas substâncias aos dentes.

Quando consumir esses produtos, enxágue a boca com água logo em seguida, para retirar o excesso de pigmentos, escove os dentes e limpe o aparelho, inclusive os removíveis, para retirar totalmente os resíduos.

6. Faça a manutenção periódica

Não negligencie o período de manutenção do aparelho ou a troca das moldeiras. Esses ajustes são essenciais para o sucesso do tratamento, a movimentação correta dos dentes e para evitar lesões e até perda de dentes. Aparelhos mal ajustados podem provocar lesão oclusal, danificando e matando a raiz do dente.

7. Leve sempre a caixa de proteção do aparelho

Quem usa aparelho móvel ou no modelo de moldeiras, recebe do dentista uma caixinha de proteção para guardá-lo durante as refeições. É comum que o paciente deixe esse acessório em casa, colocando o aparelho em guardanapos que facilmente vão para o lixo, causando prejuízo financeiro para substituí-lo, além de atrasar o tratamento, já que será preciso aguardar a confecção de um novo.

Observando esses cuidados, seu tratamento ortodôntico vai transcorrer sem problemas e você poderá usufruir de todos os benefícios que a ortodontia pode trazer para sua saúde e estética bucal.

Precisa usar aparelho dentário ou quer fazer um tratamento odontológico? Entre em contato conosco e agende uma consulta com nossos dentistas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *