5 dicas para ajudar na prevenção de doenças bucais

Tempo de leitura: 3 minutos

Para ter qualidade de vida, é necessário cuidar da saúde bucal. Manter dentes e gengivas saudáveis não é uma tarefa tão difícil, porém muitas pessoas acabam não dando a devida importância para isso.

O resultado é a formação de placa bacteriana, cárie, gengivite (inflamação da gengiva) e até periodontite (que pode ter como consequência a perda dos dentes), sem contar o mau hálito, que é bastante desagradável.

Mas, então, como fazer a prevenção dessas doenças bucais? Acompanhe este artigo e conheça 5 dicas para você exibir um sorriso bonito e saudável!

1. Faça a escovação correta

A maioria das doenças bucais é causada pela má higienização oral. Isso mesmo! Restos de alimentos que ficam aderidos aos dentes, língua e gengivas são um convite para a proliferação de bactérias, que vão causar a placa bacteriana, cárie, gengivite, periodontite e também o mau hálito.

É tudo questão de fazer a limpeza correta! A regra é escovar os dentes após as refeições (considerando também pequenos lanches ao longo do dia) e, especialmente, antes de dormir.

A escovação deve ser feita com muita paciência, já que é preciso passar a escova em todas as faces dos dentes. Só assim você consegue uma higienização eficaz!

Creme dental com flúor

Utilize uma escova com cerdas macias para evitar o desgaste dos dentes e utilize creme dental com flúor. Uma pequena quantidade da pasta já é suficiente para a limpeza.

Não se esqueça de utilizar também o fio dental, como explicaremos no próximo tópico!

2. Utilize o fio dental

Muita gente se preocupa em escovar os dentes após as refeições, mas se esquece do fio dental.

Uma pesquisa do Conselho Federal de Odontologia (CFO), realizada em 2014, mostrou que somente 57% dos brasileiros tinham o hábito de utilizar o fio dental.

É um erro grave, porque somente a escova não é capaz de eliminar toda a sujeira da boca.

O fio ou fita dental são eficientes para a limpeza entre os dentes e, por isso, é um item de higienização bucal obrigatório.

3. Tenha uma alimentação saudável

Ajuda muito na prevenção das doenças bucais ficar longe do açúcar, um combustível para as bactérias da boca. Por isso, consuma doces (bolachas, bolos, chocolate, balas etc.), pães e massas com moderação.

A quantidade de açúcar também é grande nos produtos industrializados, como refrigerantes, sucos de caixinha e até molhos de tomate. Por isso, fique atento!

Para a boa saúde dos dentes, invista em alimentos ricos em vitamina D, como salmão, atum e sardinha.

O cálcio também é um aliado e tanto, portanto consuma leite, iogurte natural, queijos magros e brócolis.

Já a vitamina C aumenta a imunidade e previne sangramentos, dessa forma é um nutriente importante para a saúde das gengivas. Por isso, inclua em seu cardápio: laranja, morango, cenoura e pimentão vermelho.

4. Beba muita água

Além de hidratar o corpo, a água ajuda na produção de saliva, que consegue eliminar restinhos de alimentos da boca.

A boca seca também pode causar o mau hálito.

5. Visite o dentista

Não é para se lembrar do dentista somente quando o dente dói! É importante ir às consultas odontológicas a cada seis meses para garantir a boa saúde bucal.

O dentista fará a limpeza, aplicação de flúor e avaliará se está tudo bem com a sua boca. Caso haja algum problema, certamente será simples e, consequentemente, o tratamento será rápido.

Agora você já sabe como fazer a prevenção de doenças bucais. São métodos simples que vão manter os dentes saudáveis. Cuidar da saúde da boca é cuidar da sua saúde em geral: um problema oral não tratado pode ocasionar doenças cardíacas e diabetes.

Achou interessante o nosso post? Fique por dentro de outros temas de saúde bucal seguindo a gente no Facebook!