Crianças no dentista: como deixá-las mais confortáveis no consultório?

Tempo de leitura: 4 minutos

Ir ao dentista é um hábito saudável e que só traz benefícios. Contudo, o medo do consultório odontológico é muito comum, principalmente em crianças, na maioria das vezes por falta de informação e orientação adequada.

No caso dos pequenos, cuidados como procurar um especialista adequado e incorporar a higiene bucal à rotina, de forma divertida, fazem toda a diferença na mudança do comportamento das crianças ao irem ao dentista.

O zelo com as primeiras idas dos pequeninos a um consultório odontológico é muito mais importante do que imaginamos, já que pacientes adultos “medrosos” costumam ter esse comportamento como consequência de problemas enfrentados no dentista ainda crianças.

Se você anda temendo a primeira consulta do pequeno ou tem se deparado com obstáculos cada vez que leva seu filho ao dentista, continue a leitura e acabe de vez com essa dor de cabeça.

Faça da higiene bucal um momento divertido  

A primeira consulta ao dentista costuma ser recomendada quando nascem os primeiros dentinhos, geralmente a partir dos seis meses, como rotina. Além de prevenir problemas, é uma forma de desvincular a figura do dentista da dor, do desconforto e do desconhecido.

Contudo, a importância de manter a saúde bucal pode começar em casa. Na fase de bebê, limpar a cavidade bucal com gaze umedecida muitas vezes já é o suficiente para manter a região limpa e longe de problemas.

Conforme vão crescendo, por volta dos dois anos, as crianças já podem ser incentivadas a fazer a própria higiene, após as refeições. Além de desenvolverem a coordenação motora, os pequenos passam a entender algumas etapas essenciais na escovação infantil.

As crianças devem ver a higiene bucal como algo prazeroso e divertido. Por isso, faça desse momento uma brincadeira, utilizando equipamentos lúdicos, como escova de dentes e toalhinhas coloridas, e historinhas estimulantes, para incentivar as crianças a incorporarem a saúde bucal à rotina, de forma natural e correta.

E não se esqueça: se você não tiver bons hábitos de higiene, será difícil convencer seu filho a fazer o mesmo. Antes de tudo, mantenha os cuidados essenciais com a saúde bucal e mostre aos pequenos, na prática, a importância de se fazer o mesmo.

Procure um odontopediatra

Embora todo dentista esteja apto a resolver problemas bucais, o odontopediatra recebe uma formação específica para cuidar da saúde bucal dos pequenos com segurança e, ao mesmo tempo, descontração.

Por isso, na hora de buscar um tratamento odontológico para a criança, não hesite em procurar por esse profissional.

Além do conhecimento técnico da área, o odontopediatra está qualificado, com conhecimento sobre psicologia e pediatria, para atender problemas comportamentais como medo, traumas e birras.

Junto com os pais ou cuidadores da criança, o profissional vai identificando as causas para as dificuldades da visita ao dentista, de forma recreativa e calma.

Converse e tranquilize a criança

Prevenção é sempre a melhor forma de evitar problemas, como as cáries, e também desassociar a ida ao dentista da dor e do desconforto. Por isso, instrua a criança também sobre os males causados pela má escovação ou a falta dela.

Fique atento, apenas, para tranquilizar a criança, em vez de amedrontá-la, para não causar o temido sentimento de rejeição ao dentista. Além disso, o pequeno deve entender a consulta como um momento de carinho e cuidado com os dentes, e não como uma punição ou castigo.

O consultório deve possuir elementos divertidos

Você já observou como um consultório pediátrico parece um miniparque de diversões, cheios de brinquedos e objetos coloridos? Esses elementos são essenciais para fazer as crianças se sentirem confortáveis e à vontade.

É muito comum clínicas que se preocupam com o bem-estar das crianças no dentista utilizarem todos esses recursos para apaziguar os desconfortos que elas possam estar sentindo.

Muitos dentistas costumam trocar, ainda, o jaleco branco por coloridos e oferecer “brindes” aos pequenos que se comportam bem, tais como medalhas de dentinhos e escovas de personagens infantis.

O mais importante, no entanto, é verificar como o seu filho se comporta naquele ambiente e com o profissional que o trata. E, acima de tudo, estimule os cuidados com a saúde bucal desde cedo, levando a criança ao dentista de forma periódica.

Gostou do texto? Está passando por essa situação? Deixe seu comentário!