Tempo de leitura: 4 minutos
A conquista de um sorriso bonito e saudável depende da qualidade da limpeza diária, com ajuda da escova, do fio dental e de demais acessórios para higienização da boca.
De nada adianta iniciar um tratamento para clarear os dentes ou corrigir o alinhamento das arcadas sem realizar os cuidados básicos e essenciais.
Por isso, este artigo desvenda cinco mitos e verdades sobre os hábitos de higiene bucal. Confira e esclareça suas dúvidas!
1. Não se deve dormir sem escovar os dentes — verdade
Dormir sem escovar os dentes faz com que o alimento fique mais tempo acumulado sobre os dentes e a gengiva, criando as condições ideais para a formação da placa bacteriana.
Por isso, ainda que você não tenha tempo para escovar os dentes três vezes ao dia, nunca vá para a cama sem fazer a higiene bucal.
2. O palito de dentes substitui o fio dental — mito
Palitar os dentes não é um bom hábito de higiene bucal. Além de não eliminar os restos de alimentos totalmente, o palito pode ferir a gengiva e causar inflamações.
Somente um acessório pode fazer a limpeza do espaço entre os dentes tão bem quanto o fio dental. Trata-se da escova interdental, que é indicada para pessoas que não conseguem passar o fio ou que usam aparelho ortodôntico.
O palito de dentes deve ser usado apenas em situações emergenciais, quando um pedaço maior de alimento fica sobre os dentes. Não se esqueça de evitar o contato do palito com a gengiva.
3. O enxaguante bucal substitui a escovação — mito
Esse é mais um engano muito comum. O enxaguante bucal não substitui a escovação nem o uso do fio dental. Ele é um complemento do processo de limpeza da boca.
O enxaguante deve, preferencialmente, conter flúor em sua composição. Basta o bochecho com uma pequena quantidade do produto após escovar os dentes para garantir a proteção contra as bactérias causadoras das cáries e do tártaro.
4. Café, chá e refrigerantes escurecem os dentes — verdade
Café, chá preto ou mate e refrigerantes à base de cola afetam a cor dos dentes, causando manchas escuras.
Essas bebidas atuam tanto no esmalte, que é a camada mais externa e protetora, quanto na dentina, que é a parte interna do dente, que dá cor a ele.
Para evitar que isso aconteça, o consumo desses itens deve ser feito com moderação. Os bons hábitos de higiene bucal ao longo do dia completam a prevenção.
5. A escova de dentes precisa ser trocada regularmente — verdade
Mesmo que a sua escova de dentes ainda tenha as cerdas alinhadas, é preciso trocá-la pelo menos a cada três meses.
Com esse tempo de uso, a escova já perde eficiência na limpeza, pois a resistência das cerdas já não é tão boa a ponto de permitir uma escovação suave e eficiente.
Fazer força para escovar os dentes não é sinônimo de mais limpeza, assim como usar uma escova muito dura também não limpa melhor. Ao contrário, ela deve ser macia e com uma cabeça de tamanho que permita o alcance de todos os espaços.
E para limpar a língua e as bochechas, nada de usar a escova: invista na aquisição do limpador de língua.
Agora que você já sabe o que é mito e o que é verdade quando se trata dos hábitos de higiene bucal, entenda a importância dos cuidados diários com a limpeza dos dentes.
Entenda a importância dos hábitos de higiene bucal
A prevenção é a chave para a conquista de dentes brilhantes e saudáveis. Por isso, os bons hábitos de higiene bucal devem ser aprendidos desde a infância e colocados em prática ao longo de toda a vida.
Quando você tiver dúvidas sobre a escovação e o uso do fio dental, converse com o seu dentista.
E não se esqueça de fazer visitas regulares ao consultório odontológico para realizar a limpeza profissional.
Assim, você evitará o aparecimento da cárie, do tártaro e de outros problemas que podem comprometer a beleza do seu sorriso.
Quer saber mais sobre a importância dos hábitos de higiene bucal ou conferir outras dicas para ter um sorriso perfeito? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos especializados em saúde bucal!