Aparelho dentário: vale a pena usar quando adulto?

Tempo de leitura: 3 minutos

Durante a vida adulta podem surgir alguns problemas no posicionamento dos dentes ou até mesmo situações que, por algum motivo, não foram tratadas mais cedo e aparecem como complicações. Uma solução para resolver isso pode ser o uso do aparelho dentário.

Esse tipo de dispositivo é geralmente usado na infância ou adolescência. No entanto, ele pode trazer um sorriso bonito para pessoas adultas sem ocasionar dor de cabeça. Pelo contrário, o uso de aparelho dentário nessa fase da vida é extremamente benéfico e eficiente.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça algumas informações sobre o uso do aparelho dentário entre adultos. Confira!

1. Qual a diferença de usar aparelho quando adulto em vez de quando criança?

Muito se questiona a eficácia de usar aparelho dentário enquanto adulto, uma vez que é na infância e adolescência que se tem esse costume. De fato, há uma diferença no tratamento oferecido pelo aparelho em crianças e adultos.

A distinção está no crescimento ósseo. Durante a infância, como a estrutura óssea mandibular está sendo formada, é possível contornar com mais precisão possíveis desvios no crescimentos dos dentes.

Já na fase adulta, o movimento dos dentes é mais lento. No entanto, com aplicação e utilização do aparelho dentário correto, vai ser possível fazer os ajustes necessários.

2. O que pode ser corrigido usando aparelho quando adulto?

Alguns adultos se deparam com problemas na arcada dentária e ficam frustrados ao imaginar que são irreversíveis. Mas, na verdade, o aparelho dentário pode ser indicado para várias situações durante a vida adulta.

Por exemplo, o aparelho é extremamente útil e eficaz para a reabilitação oral e melhorar o espaço na colocação de implantes. É possível também utilizar o aparelho para modificar a inclinação dos dentes, fazendo um alinhamento mais adequado deles.

3. Quais são as vantagens de usar aparelho quando adulto?

A crescente visita de adultos aos consultórios odontológicos em busca do aparelho dentário se deve às vantagens que esse dispositivo pode trazer. Uma delas é a elevação da autoestima.

Quando se chega à vida adulta, comumente é possível ter uma independência financeira suficiente para cuidar melhor da estética. E os aparelhos dentários podem ajudar muito nisso ao realinhar os dentes.

Além disso, o aparelho dentário é um tratamento de saúde. Ele ajusta os dentes para garantir a função fisiológica dos movimentos da mastigação, muitas vezes prejudicada durante a vida adulta.

O uso do aparelho dentário também evita que os dentes desenvolvam problemas periodontais, tal como retração gengival. Esse aparelho ainda corrige e previne disfunção temporomandibulares (ATM), que são problemas nas articulações e músculos da mastigação.

Essas foram algumas informações sobre o uso do aparelho dentário na vida adulta. Para que esse dispositivo seja de fato eficiente, é preciso que haja uma colaboração entre o dentista e o paciente. O profissional deve oferecer conhecimento especializado para garantir o melhor tratamento, enquanto o paciente precisa manter os cuidados e fazer as manutenções no aparelho quando necessário.

Quer saber mais sobre o tratamento feito por aparelho dentário? Então, entre em contato com a Odonto Ágape!