Tempo de leitura: 4 minutos
Depois de corrigir a posição dos dentes, o momento mais esperado é a retirada do aparelho. No entanto, uma nova etapa se inicia: a de utilizar o aparelho ortodôntico de contenção. Ele é essencial para garantir o sucesso do tratamento e cabe ao paciente o comprometimento de usá-lo corretamente.
Como ainda existem dúvidas sobre esse assunto, preparamos este artigo para explicar sobre esse tipo de aparelho, os objetivos pretendidos com ele e as consequências de não utilizá-lo.
Continue a leitura para entender a importância dessa etapa para a funcionalidade e estética dentária!
Sobre o aparelho ortodôntico de contenção
O tratamento ortodôntico não finaliza com a retirada do aparelho. Ele precisa se prolongar por mais tempo, no qual o paciente usará a contenção. Essa é uma etapa igualmente importante porque garante que os resultados alcançados permaneçam.
Esse dispositivo evita a movimentação dos dentes e faz com que eles permaneçam na posição ideal. Isso porque as fibras colágenas que ajudam a sustentar a dentição têm uma espécie de memória que estimula os dentes a voltarem à posição antiga.
O aparelho ortodôntico de contenção é muito confundido com o móvel por causa do seu formato, mas existe uma diferença entre eles. O aparelho móvel é ativo, ou seja, estimula os dentes a se movimentarem para ficarem alinhados.
Já a contenção é um dispositivo passivo, que não estimula o movimento dos dentes, mas impede que isso aconteça. Sua função é evitar a recidiva, nome dado ao retorno da dentição à sua posição original.
Motivos para usar o aparelho de contenção
A expectativa para deixar de usar aparelho é grande, mas o paciente precisa estar consciente da necessidade de usar a contenção para assegurar os resultados que já foram alcançados. Os principais objetivos dessa etapa do tratamento são os listados a seguir.
Estabiliza os dentes
Para corrigir os desalinhamentos dentários, é exercida força sobre os tecidos para estimular o seu movimento. Quando eles atingem a posição ideal, é preciso que essas estruturas se estabilizem para garantir que a dentição permaneça dessa forma. A contenção é o que possibilita essa espécie de cicatrização dos tecidos ao redor dos dentes.
Evita a recidiva ortodôntica
Como dito anteriormente, existe uma tendência natural para que os dentes voltem a sua posição original em função das fibras colágenas que estimulam esse movimento. O aparelho de contenção evita que isso aconteça, pois permite que os tecidos se reorganizem e mantenham os dentes alinhados.
Favorece o sucesso do tratamento
Para a maioria dos casos, existe a possibilidade de acontecer a recidiva. Portanto, o uso desse tipo de aparelho é fundamental para garantir o sucesso do tratamento. Sem ele, em poucos dias o paciente perceberá que o sorriso voltará a ficar desalinhado e que, para corrigir, será preciso iniciar um novo tratamento.
Consequências de não usar o aparelho de contenção
É compreensível que, ao ver o sorriso alinhado, o paciente não queira mais usar nenhum aparelho ortodôntico. No entanto, é preciso ressaltar que a contenção é fundamental para garantir o sucesso do tratamento.
Quando ela não é realizada, podem acontecer consequências como:
- desalinhamento dos dentes;
- abertura de espaços;
- contato prematuro entre dentes superiores e inferiores;
- retração gengival;
- perda da estética.
Também há a frustração por ter que reiniciar o tratamento que já estava no fim e isso implica em mais investimentos, pois será necessário recolocar o aparelho e fazer manutenções. Então, é mais vantajoso cumprir essa etapa.
A boa notícia é que ela não demora tanto e é mais confortável, porque não é necessário fazer ativações — então, não há incômodos. Nos primeiros seis meses, é recomendado que o paciente use a contenção 24 horas por dia. Depois, será usada somente à noite durante seis meses.
Esse aparelho pode ser retirado para que o paciente possa comer e fazer a higienização. Por isso, é uma etapa mais tranquila e, ao seguir as recomendações do especialista, ela terminará muito rápido.
Como você pode perceber, o uso do aparelho ortodôntico de contenção é essencial para assegurar os resultados do tratamento. Então, é muito importante não deixar de usá-lo e estar atento às indicações do ortodontista.
Quer saber mais sobre tratamentos ortodônticos, suas vantagens e importância? Entre em contato conosco para conversar com nossos especialistas!