Dentes sensíveis: 4 dicas para evitar esse problema

Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, grande parte da população sofre por ter dentes sensíveis. O problema, também conhecido como hipersensibilidade dentinária, se caracteriza por promover pontadas agudas e curtas ao ingerir bebidas e alimentos muito quentes, frios, ácidos e doces ou até mesmo ao respirar ar frio pela boca e passar fio dental.

Usando isso como base, apresentaremos neste post algumas sugestões para você evitar o problema. Vale mencionar que a sensibilidade ocorre devido à exposição de superfícies da dentina, normalmente causada pelo desgaste da proteção exterior do dente, chamada de esmalte dentário. Se você ficou interessado, continue com a leitura e confira as nossas dicas!

1. Escove os dentes corretamente

Uma escovação agressiva e intensa, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, pode promover danos à saúde bucal (como desgaste dentário e recessão da gengiva) e não deixar os dentes limpos e saudáveis.

Por esse motivo, a dica aqui é que você realize a escovação da forma correta, utilizando uma escova de cerdas macias e um creme dental sem muito poder de abrasividade. Além disso, faça movimentos curtos e leves. Lembre-se de que não é a força que vai determinar o quão higienizado o seu dente está, tudo bem?

2. Utilize o fio dental

Para garantir uma higienização adequada e completa, é elementar a utilização do fio dental pelo menos uma vez ao dia e, de preferência, no período noturno. Ele ajuda a remover os resíduos alimentares que a escova dentária não é capaz de retirar.

Isso se torna uma maneira de evitar o problema, porque esses resíduos podem provocar uma corrosão no local, deixando a dentina (camada interna do dente) exposta e, consequentemente, fazendo com que os nervos que a compõem fiquem vulneráveis aos estímulos sensoriais que geram a sensibilidade.

3. Evite o consumo de alimentos muito ácidos

O consumo de refrigerantes, vinagre e frutas cítricas, como laranja e limão, e a utilização de enxaguantes bucais com o PH muito ácido podem, a longo prazo, causar a desmineralização do dente e o desgaste dentário. Tudo isso deixa a dentina exposta e provoca a sensibilidade.

Por esse motivo, a ideia é que você evite o consumo excessivo desses tipos de alimentos. Além disso, mantenha sempre uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e vitaminas, como o cálcio e o ferro. Essas substâncias são essenciais para garantir a saúde e a resistência dos dentes.

4. Visite o seu dentista periodicamente

Por fim, mais uma dica fundamental: vá ao seu dentista periodicamente. Isso é importante porque no consultório o profissional vai poder analisar a sua saúde bucal, identificar os problemas já existentes, aqueles que podem vir a acontecer e indicar os melhores tratamentos.

Ainda é válido mencionar que fazer, anualmente, um check-up dentário também é uma maneira de evitar a sensibilidade, uma vez que a garantia dos seus dentes e da sua gengiva estarem saudáveis vai ser maior.

É isso aí, agora que você já viu quatro ótimas dicas para evitar dentes sensíveis, esteja atento e impeça que o problema aconteça com você e sua família. Não se esqueça de que se você já estiver sentindo a sensibilidade, o ideal é consultar o seu dentista, tudo certo?

Gostou do artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais e mostre aos seus amigos como eles também podem evitar a sensibilidade dentária. Até mais!