8 alimentos que fazem mal para os dentes e você não sabia

Tempo de leitura: 3 minutos

Para cuidar da saúde bucal, é necessário ficar atento ao que consumimos. Existem muitos alimentos que fazem mal para os dentes e, por isso, devem ser evitados ou consumidos com moderação.

Ficou curioso para saber de quais alimentos estamos falando? Acompanhe este artigo e descubra por que eles podem ser vilões para os dentes!

Frutas secas

Ameixa seca e uva passa são muito saborosas, porém contêm muito açúcar e são grudentas, ou seja, seus restos ficam colados nos dentes. E o açúcar contribui para o aparecimento da cárie.

Não é necessário parar de consumir as frutas secas até porque elas têm propriedades nutricionais. O importante é consumir com moderação e escovar os dentes depois de consumi-las.

Refrigerantes

Não importa a versão do refrigerante: normal, light, diet ou zero! Todos fazem muito mal aos dentes. O motivo é quantidade exagerada de açúcar e a acidez, que destroem o esmalte dos dentes.

Prefira sucos naturais sem açúcar ou água de coco e evite beber refrigerantes, que além de causar cáries, não trazem nenhum benefício para a saúde.

Bebidas alcoólicas

O álcool é bem prejudicial para a boca, pois provoca a diminuição da saliva, ou seja, contribui para o acúmulo de bactérias que podem causar cáries.

O álcool também pode ser prejudicial para a pele das gengivas e bochechas, tanto é que pessoas que bebem muito podem desenvolver câncer de boca.

O vinho tinto pode ainda manchar os dentes e o vinho branco apresenta uma acidez alta que também é prejudicial. A dica é beber com moderação!

Café

O café quando consumido regularmente pode amarelar os dentes. Outro problema é que a bebida deixa os dentes mais grudentos, o que facilita a retenção de restos de outros alimentos.

Além disso, o café pode conter muito açúcar, favorecendo o surgimento da cárie.

Balas e chicletes

Aqui, o que pesa é a alta concentração de açúcar e os corantes. Além disso, balas duras e chicletes ficam mais tempo na boca, contribuindo para o acúmulo de bactérias.

O recomendado é evitar esse tipo de doce, principalmente crianças, que são mais descuidadas com a escovação.

Doces duros

Quando se fala em doces, evite também aqueles muito duros, como pé de moleque e rapadura, que além de serem prejudiciais pelo açúcar, podem quebrar o dente na hora da mordida.

Quem usa aparelho ortodôntico fixo também deve ter cuidado porque esses doces podem quebrar sua estrutura.

Frutas cítricas

Frutas como laranja e tangerina fazem muito bem para a saúde, mas são muito ácidas, o que pode causar desgaste nos dentes.

Prefira tomar suco de laranja ou limonada sem açúcar e acompanhado de outro alimento. Se possível, escove os dentes na sequência.

Pão branco

Alimentos como pão branco e macarrão contêm carboidrato refinado que é, na verdade, açúcar! Por isso, também são prejudiciais aos dentes.

No caso do pão, outro problema é que ele fica grudado no dente, ideal para as bactérias que causam placa, tártaro e cárie.

É preciso ter atenção a tudo o que consumimos! Os alimentos que fazem mal para os dentes devem ser ingeridos de forma moderada. A cárie é um dos riscos que, apesar de muitas vezes nem causar dor, se não tratada, pode comprometer o dente por completo, sendo necessária a sua extração.

Se você gostou do nosso artigo sobre saúde bucal, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!