Conheça 8 benefícios do implante dentário

Tempo de leitura: 3 minutos

Você acha que o maior benefício do implante dentário é a estética? Então, está enganado! A boa aparência é, sim, uma vantagem do procedimento, mas não é a mais importante. Existem, muitos outros privilégios trazidos por essa técnica.

Primeiramente, para que você seja apto a receber um implante, precisa ter ossos e gengivas saudáveis. Além de se comprometer a mantê-las em ótimo estado, já que são essas estruturas que sustentarão seu novo dente.

As pessoas que colocam o implante dentário começam a perceber diversas mudanças positivas. Veja, a seguir, os oito benefícios dos dentes implantados.

1. Melhora a mastigação e o paladar

O implante dentário fornece uma eficiência muito alta de mastigação, que se assemelha muito aos dentes naturais.

Por meio da melhora da oclusão, ou seja, do encaixe dos dentes, o paciente adquire condições ideais de mastigação e movimentação da mandíbula. Dessa maneira, o alimento é triturado de maneira correta, o que beneficia até o funcionamento do sistema digestivo.

Além disso, os implantes não recobrem a mucosa oral, ou seja, o tecido mole capaz de sentir a textura e temperatura da comida. Isso garante um conforto muito maior e aumenta a sensibilidade do paladar durante a alimentação.

2. É seguro e tranquilo

As novas técnicas utilizadas apresentam sucesso em 98% dos casos, já que o tratamento evoluiu com a odontologia e a tecnologia. Os procedimentos realizados hoje diminuem muito a possibilidade de dor, proporcionam uma recuperação muito rápida e tranquila.

3. Melhora a fonética

A posição correta dos dentes tem a capacidade de resolver inúmeros problemas de fonética, por essa razão, a colocação de implantes e melhoria da oclusão pode auxiliar na pronúncia e na comunicação do paciente.

4. Possibilita a estabilidade da arcada dentária

Um único dente torto é capaz de levar ao entortamento de vários outros, uma vez que os dentes se adéquam ao espaço para melhor se encaixarem. Essa busca por estabilidade pode ser alcançada, entre outros métodos odontológicos, pela colocação do implante dentário.

5. Beneficia as relações interpessoais

As próteses removíveis e totais, mais conhecidas respectivamente como “perereca ou roach” e “dentadura”, não são fixadas na boca. E é possível ouvir histórias constrangedoras de pessoas que, enquanto falavam, sofreram com o deslocamento delas.

Essas situações podem influenciar de maneira negativa nas relações interpessoais. Contudo, quem coloca próteses presas por implantes consegue evitar momentos embaraçosos como esses.

6. Conserva os dentes naturais

Quando um elemento é perdido e, em vez de escolher um implante dentário, coloca-se uma ponte, os dentes adjacentes têm de ser desgastados a fim de serem utilizados como apoio para a prótese.

A partir do momento em que o dente implantado é escolhido, é possível preservar os elementos naturais e elimina-se a necessidade de interferência neles.

7. Evita a perda óssea

À medida que o tempo passa após a perda de um elemento dentário, o osso que o sustentava é reabsorvido. O dente transmite forças mastigatórias ao tecido ósseo e, assim, estimula sua regeneração contínua.

Se esse estímulo cessa, ocorre uma lenta degradação da parte que daria sustentação a um elemento que não existe mais. A colocação do implante faz com que as forças mastigatórias continuem a ser propagadas, o que manda, ao nosso organismo, a mensagem de que aquele tecido ainda é necessário, de modo que sua deterioração é evitada.

8. Promove estética e autoestima

Os implantes promovem resultados estéticos incríveis, muito próximos dos dentes reais. Têm a capacidade de devolver aquele sorriso lindo, cheio de confiança e autoestima que, muitas vezes, foi perdido, e traz de volta a alegria e o conforto de sorrir em público.

Quem estava à espera desse benefício, agora nota que ele existe, mas não é o mais importante. Se você ainda tem alguma dúvida sobre o implante dentário, então leia tudo o que você precisa saber sobre ele!