Saúde bucal: 5 cuidados diários que todos podem ter

Tempo de leitura: 3 minutos

Quer cuidar da sua saúde bucal e não sabe como? Quer se prevenir ao máximo de problemas dentários e ter dentes e gengivas saudáveis? Sim, isso é possível e muito fácil de ser feito.

A manutenção de sua saúde bucal depende de cuidados básicos e simples. Você pode economizar muito com idas ao dentista apenas tomando precauções aí na sua casa. Ficou curioso? Então leia a seguir 5 cuidados diários que todos podem ter.

1. Escove os dentes sempre depois de comer

Escovar os dentes é uma tarefa muito importante, e não demora mais de 5 minutos. O ideal é realizar a limpeza dentária logo após as refeições, mas se não for possível, realize, no mínimo, 3 escovações ao dia.

Os horários mais críticos são de manhã, ao acordar, e à noite, antes de dormir. De manhã a sua boca está repleta de microrganismos, saliva e alimentos que ficaram em contato com seus dentes durante toda a noite.

Antes de se deitar, é imprescindível a escovação, já que tudo que está na sua boca terá tempo de se deteriorar e passar por transformações. É isso que, na maioria das vezes, leva a problemas bucais.

Você já acordou com uma película pegajosa sobre os dentes? Ela se chama placa bacteriana — conjunto de resíduos alimentares, saliva e bactérias — e é responsável pelo mau hálito, além de favorecer o surgimento de cáries e tártaro. Ou seja, se você a eliminar, evitará o aparecimento dessas doenças bucais.

2. Use o fio dental diariamente

Pelo menos uma vez ao dia, passe o fio dental, e se tiver que escolher um horário, que seja à noite. O fio consegue limpar o espaço entre um dente e outro — local de difícil acesso por meio da escovação.

Esse espaço interdental é foco de acúmulo de microrganismos e alimentos, grandes formadores da placa bacteriana. Por isso, é muito importante que ele seja higienizado, assim como os dentes em si.

3. Evite alimentos com muito açúcar

O açúcar é o alimento preferido das bactérias causadoras das cáries. A partir dele, elas produzem um ácido que corrói o esmalte do dente, levando a sua destruição e à formação das cavidades.

Limitar a ingestão desse tipo de alimento e higienizar a cavidade bucal logo após o seu consumo são maneiras de cuidar da sua boca e evitar o aparecimento de problemas dentários. Lembre-se: uma alimentação saudável e balanceada ajuda em todos os aspectos da sua saúde.

4. Utilize produtos com flúor

O flúor fortalece o esmalte e age na remineralização do dente. Isso significa que ao utilizar produtos com flúor você previne que os elementos dentários sofram danos e ainda ajuda o dente a recompor o esmalte perdido.

Lembre-se que o flúor não faz milagre, ou seja, ele não vai reconstruir seu dente já deteriorado, mas ajudará na remineralização de partes que estão próximas de serem perdidas. E mais: é um produto imprescindível para saúde bucal das crianças.

5. Opte por uma escova de cerdas macias

A escolha da sua escova é muito importante. Escovas de cerdas duras podem causar erosão nos dentes, machucar a gengiva e até causar sua retração, o que pode levar à sensibilidade dentária.

Já a cerdas macias massageiam a gengiva, retiram as impurezas e restos alimentares, não agridem os dentes e ainda estimulam o fluxo sanguíneo ao redor deles. Mas atenção! Não se esqueça de trocar a escova a cada 3 meses, mais ou menos.

Viu como é fácil cuidar da sua saúde bucal? São simples cuidados que não vão tomar muito tempo do seu dia e ainda podem fazer você economizar um dinheirão com idas ao dentista.

Se você gostou deste post e quer ficar por dentro das nossas novidades, curta nossa página no Facebook!